Você tem avançado em sua fé?

Saiba como sair ou não entrar em uma estagnação espiritual

Imagem de capa - Você tem avançado em sua fé?

Dentro da igreja existem dois grupos de pessoas referentes à fé: as que avançam em suas vidas e as que estão estagnadas.

Mas qual seria a diferença entre esses dois grupos?

Durante palestra da Nação dos 318, o Bispo Edson Costa explicou os aspectos que diferenciam os estagnados dos avançados na fé. Conheça-os abaixo:

– Pessoas tardias em ouvir:

“Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir. ” Hebreus 5.11
As que estão estagnadas é porque demoram demais para praticar o que aprendem na igreja. Negligenciam os ensinamentos. Pensam muito e agem pouco. Com isso, adiam as bênçãos.

 – O tempo passa e não evoluem

“Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.” Hebreus 5.12

Há muito tempo elas já sabem a respeito da Palavra de Deus e, pelo tempo decorrido, já deveriam estar ensinando, mas ainda necessitam ser ensinadas nos princípios básicos da fé que são a oração, a leitura da Bíblia e a fidelidade irrestrita.

Por não praticarem o “bê-á-bá da fé”, não podem receber ensinamentos mais complexos, pois não compreendem.

– Inexperientes na Palavra

“Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal. ” Hebreus 5.14,15

Para amadurecermos na vida temos que enfrentar lutas, só assim nos tornamos experientes. Porém, este grupo de pessoas permanecem inexperientes, pois sua condição não as permitem receber um alimento espiritual mais sólido. São crianças na fé.

A criança tem como uma marcante característica o fato de mudar de opinião muito rápido. “Uma pessoa adulta na fé não muda sua opinião com relação a Deus por nada, pois já tem uma fé definida”, esclarece o Bispo.

Ele destaca que sempre que você disser ‘quero vencer’ deve preparar-se para as lutas.

Nelas você poderá exercitar a fé que é discernir entre as vozes que o impelem a desistir e focar no que Deus diz.

Somente quando Deus encontra constância na fé, Ele abre os céus.

O Bispo citou que basta lembrarmos de exemplos como os de José e Daniel que permaneceram, independentemente das circunstâncias ao seu redor e das injustiças que sofreram. Por isso, Deus concedeu governos de nações poderosas e dons como a nenhum outro concedera.

Cresça na fé

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Venha à Nação dos 318 e aprenda a exercitar a sua fé.

Ela acontece todas as segundas-feiras no Templo de Salomão, localizado na Avenida Celso Garcia, 605, no Brás, zona leste de São Paulo. Os horários são 7h, 10h, 12h, 15h, 18h30 e, especialmente, às 22h.

Encontre o endereço de outras igrejas Universal em nosso site.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: iStock