A ilusão das religiões

Elas podem até ter uma aparência boa, mas afastam as pessoas da verdadeira fé

Imagem de capa - A ilusão das religiões

O que você faria se, ao caminhar por uma cidade, encontrasse seus moradores desenterrando defuntos, trocando suas roupas e limpando? Assustador e chocante, não é mesmo? Mas a prática é bem comum para o povo Toraja, que habita uma região montanhosa da Indonésia.

Eles mantêm a tradição de, anualmente, tirar um dia para cuidar visualmente dos mortos. Alimentam os cadáveres, trocam as roupas, dão cigarros e os embelezam com acessórios.

Tudo isso porque, de acordo com as crenças locais, a alma da pessoa permanece na casa onde viveu e que um corpo bem preservado e apresentável é sinal de sorte e prosperidade. Então, os familiares usam técnicas para preservar o corpo o máximo possível, num processo que começa já no dia da morte.

Engano

As religiões não são capazes de levar as pessoas a Deus e a uma vida feliz. Na verdade, elas costumam trazer mais males do que bênçãos. Divisões, preconceitos, fanatismos e ignorâncias são alguns deles. “A religião trabalha com a fé emotiva. Da mesma forma como a emoção usa clubes para promover rivalidades (às vezes, até a morte), também o religioso tem sido movido à fé emotiva que, diga-se de passagem, não traz nenhum benefício prático”, comenta o Bispo Edir Macedo.

Geralmente elas trazem uma série de hábitos, regras e crenças inúteis, que parecem bons, mas não os aproximam do Senhor. “A fé Bíblica, por outro lado, não está apoiada em algum tipo de ciência deste mundo. Antes, seus ensinamentos vêm do Espírito do Altíssimo. E o bacana – e inteligente – é que qualquer um tem o direito de provar Suas Promessas e até cobrar do SENHOR o cumprimento delas”, ensina o Bispo.

O apego à religiosidade tira a visão espiritual das pessoas, justamente o que as faria pensar. Tome cuidado com o espírito enganador da religiosidade, guarde sua fé, que é a única capaz de lhe manter com os olhos espirituais sempre abertos.

Participe dos encontros que acontecem às quartas-feiras e domingos no Templo de Salomão. Ele fica localizado na Avenida Celso Garcia, 605, Brás, Zona Leste.

Encontre o endereço de outras Universal aqui.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: iStock - Reprodução Claudio Sieber