O esporte é um importante instrumento de ressocialização

Grupo UNP no Piauí realiza campeonato de futebol entre os detentos

Imagem de capa - O esporte é um importante instrumento de ressocialização

O esporte é um importante instrumento de ressocialização, principalmente nas unidades prisionais. Pois, durante a realização das atividades em grupo e campeonatos esportivos, trabalha-se os conceitos de reciprocidade. Além do respeito mútuo entre os detentos, agentes e voluntários que visitam o local.

Pensando nisso, o grupo Universal nos Presídios (UNP), recentemente, organizou um campeonato de futebol entre os detentos da unidade prisional Colônia Agrícola Major César de Oliveira. O presídio conta com cerca de 500 presos e está localizado no bairro Zona Rural, na cidade de Altos, no Piauí.

O grupo de voluntários da UNP atua há 8 anos no local. Semanalmente, eles visitam a unidade e realizam ações como doações (material higiênico e cestas básicas), café com os familiares e a cerimônia de batismo nas águas.

A designer gráfica Talita Rodrigues Aquino, de 26 anos, conta como é importante o trabalho que realizam nas unidades.

“Percebo a importância extrema deste trabalho. Pois, é bem comprometido em ganhar almas e amenizar as reincidências no mundo do crime. Sendo que o principal foco é a Salvação, sobrepondo, assim, qualquer atuação do sistema e da sociedade que, muitas vezes, marginaliza esse segmento da população”, disse a voluntária e secretária do grupo.

Esporte como instrumento de ressocialização

Instrumento de ressocialização

Foi a primeira vez que um campeonato de futebol aconteceu nesta unidade. A atividade contou com 8 times. Todos os jogadores eram detentos. Ademais, os jogos eliminatórios foram disputados durante 6 semanas. Ao final, não houve apenas um vencedor, porque todos ganharam com a nova experiência. O sucesso do campeonato interno foi tão grande que, a partir de agora, a atividade se estenderá a outros presídios do estado.

“Realizar este trabalho significa ver vidas transformadas. É um prazer poder mostrar para eles uma oportunidade de ressocialização”, disse o Bispo Sebastião Alves de Souza, responsável pelo trabalho do grupo UNP no Piauí.

Esporte como instrumento de ressocialização

Universal nos Presídios

A Universal mantém diversos projetos sociais e, por meio de seus voluntários, atua em vários setores da sociedade, com o objetivo de levar auxílio emocional, psicológico, material e, sobretudo, espiritual aos que necessitam.

Milhares de voluntários do Universal nos Presídios prestam auxílio aos encarcerados. Você quer saber mais sobre as ações que a UNP realiza dentro das penitenciárias em todo o País e ao redor do mundo? Então, acompanhe as atividades no perfil oficial do grupo no Facebook.

Quer ser um voluntário? Encontre uma Universal mais próxima de sua casa e converse com o pastor responsável.

 

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Cedidas