Grupos da Universal prestam homenagem às mulheres

Voluntários que atuam nos presídios e nas unidades de internação para menores presenteiam detentas. Veja como foi

Imagem de capa - Grupos da Universal prestam homenagem às mulheres

Atrás das grades do sistema penitenciário brasileiro estão hoje mais de 42 mil mulheres. Segundo dados do levantamento Nacional de Informações Penitenciárias, o Brasil passou a ser o terceiro país que mais prende mulheres, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Tailândia.

O levantamento também mostra que há crescimento constante na tipificação de crimes. O tráfico de drogas corresponde a 62% das incidências penais. Ou seja, três em cada cinco mulheres que se encontram no sistema prisional respondem por ligação ao tráfico.

Mas, apesar da vida que um dia tiveram fora do presídio, muitas dessas mulheres – arrependidas dos seus atos -, resolveram entregar suas vidas nas mãos de Deus.

Recentemente, muitas delas receberam uma homenagem especial dos voluntários do grupos Universal nos Presídios (UNP) e Universal Socioeducativo (USE).

Em todo o país, detentas, agentes penitenciarias e familiares foram recepcionadas com um café da manhã especial. Receberam kits de produtos de higiene e cosméticos. Outras, participaram de um dia de beleza com manicures, maquiagem e cabeleireiras.

Em Sorocaba, interior paulista, além das homenagens, as mães das menores apreendidas e agentes de segurança receberam exemplares do livro Namoro Blindado e da revista Plenitude, entre outros.

 

Já no Maranhão, as reeducandas assistiram a uma apresentação de ballet, realizada pelo grupo Força Jovem Universal (FJU).

Em Minas Gerais, foi realizada a palestra do Casamento Blindado com todas as agentes, psicólogas e professoras. Cerca de 40 mulheres estiveram presentes e também foram presenteadas com exemplares do livro Casamento Blindado 2.0.

UNP e as mulheres

No Presídio Regional de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, foi realizado a “Dinâmica da Paz” tanto com as servidoras como com as internas. Ao final, todas receberam bombons, além de um cartão especial em referência ao “Dia das Mulheres”.

Na Bahia, ao saírem da visita, as mães, esposas e filhas dos reeducandos foram recepcionadas com uma bela mesa de café da manhã e ainda receberam uma rosa.

As ações desses dois grupos não se limitam apenas às datas comemorativas. Há um trabalho diário e intenso com os presos e seus familiares. Conheça outras ações, acessando e curtindo os perfis oficiais no Facebook. Clique aqui, para acessar a UNP, e neste link para informações do USE.

imagem do author
Colaborador

Sabrina Marques/ Fotos: Cedidas