Como os problemas podem ajudar a melhorar o casamento

Claudia e José brigavam muito por causa das finanças, mas hoje garantem que são felizes. Saiba como isso mudou

Imagem de capa - Como os problemas podem ajudar a melhorar o casamento

Em um relacionamento é preciso tomar cuidado para que as dificuldades não atrapalhem a convivência do casal. É muito comum que assuntos como interferência de parentes, finanças, filhos, ciúmes, entre outros, causem desavenças que, se não forem resolvidas, culminam em separação.

Isso acontece porque, sem saber como solucioná-las, o casal acaba ampliando a discussão “Muitos começam a discutir algo e depois mudam totalmente o foco. Por isso, é importante definir e discutir um ponto específico. Nada de mencionar as crianças, pular para a sogra, falar do patrão ou relembrar algo que aconteceu há muito tempo”, observa o apresentador e palestrante Renato Cardoso.

O que também leva o casal a não se entender é um culpar ao outro. “O seu inimigo não é a pessoa que você ama, mas o problema que tem prejudicado vocês. Por isso, em vez de atribuir características ruins ao outro, fale do problema”,diz Cardoso.

A empresária Claudia Diniz Paula, de 43 anos, e o policial militar José Milton Paula, de 38 anos (foto a esq.), se culpavam constantemente pelos problemas que viviam. “Nos conhecemos em uma balada em 2001 e, pouco tempo depois, iniciamos o namoro e fomos morar juntos. Nos unimos da forma errada e sem nenhuma preparação. Logo os problemas começaram a surgir e fizeram com que fôssemos nos distanciando”, conta o policial.

A principal complicação se deu quando a danceteria que tinham faliu. “Nos endividamos muito. Não tínhamos dinheiro nem para comer. Foi quando a frequência das brigas aumentou”, lembra a empresária.

Vendo as constantes discussões entre eles, a irmã de José os convidou para que fossem à Terapia do Amor. “Aceitamos porque estávamos quase nos separando. Fomos à primeira palestra e aprendemos a ter mais diálogo e que não há culpados quando as coisas dão errado porque somos uma dupla”, afirma José.

O que fez o relacionamento mudar foi a dedicação e a prática dos ensinamentos. Para confirmar a transformação, eles se casaram na Celebração dos Casamentos em 31 de maio de 2018. “Restituímos nossas finanças e somos um casal feliz. Isso não significa que não temos problemas, mas hoje nos unimos para resolvê-los”, diz Claudia.

A próxima Celebração dos Casamentos será no dia 23 de maio, às 18h, no Templo de Salomão ou em um local próximo de você em que a Terapia do Amor é realizada.

imagem do author
Colaborador

Ana Carolina Cury / Fotos: Fotolia e Arquivo Pessoal