Ator é preso após denunciar falso ataque

Ele responderá pelos crimes de falsa denúncia e desordem

Imagem de capa - Ator é preso após denunciar falso ataque

O ator Jussie Smollet, de 36 anos, foi liberado da prisão após o pagamento de fiança. Sua prisão provisória havia sido decretada por denunciar falso crime à polícia do Colorado, nos Estados Unidos.De acordo com a denúncia feita em 29 de janeiro, o ator teria sofrido um ataque homofóbico e racista por parte de dois homens que o teriam agredido.

O ator contou que os homens eram brancos e utilizavam máscaras. Eles teriam quebrado uma de suas costelas e colocado uma corda em seu pescoço, gritando palavras de apoio ao presidente Donald Trump. Além disso, teriam ofendido Smollet por ser homossexual e negro.

Poucos dias após a denúncia, porém, o preparador físico da academia de Smollet e seu irmão relataram à polícia que eles haviam cometido as agressões, mas sob as ordens do próprio ator. Smollet teria pago para que tudo fosse encenado. Os dois irmãos, Abel e Ola Osunada, comunicaram à imprensa que agiram porque precisavam do dinheiro.

Smollett teve o mandado de prisão emitido no dia 20 de fevereiro e permaneceu sob custódia da Justiça até o pagamento de U$ 10 mil. Ele responde pelos crimes de desordem e falsa denúncia.

Cuidado!
Assim como Smollet, muitas pessoas têm se aproveitado para espalhar fake news (notícias falsas). De acordo com a polícia local, Smollet mentiu dessa maneira por estar insatisfeito com o salário que recebe no programa de televisão em que estrela. Com a publicidade e o título de “vítima”, ele teria maior poder de negociação.

Em seu blog pessoal, o Bispo Renato Cardoso explica que “é fácil ficar do lado de alguém que só contou o lado da história que lhe favorece. Entretanto toda história tem outro lado”. Conforme explica, pessoas inteligentes não julgam rapidamente: “elas não acreditam em rumores, principalmente nesta era de fake news, grupos de interesse e ‘juízes graduados’ em redes sociais. Quando querem formar uma opinião, elas têm um olhar de 360 graus. Procuram conhecer o máximo possível sobre este alguém, sua história, suas escolhas e motivações. E, se isso não for possível, suspendem seu juízo e aguardam o tempo mostrar”.

Por isso, cuidado! Antes de acreditar em qualquer notícia, procure a verdade.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Kamil Krzaczynski/AP Photo/Glow Images