Zona Leste de SP tem atividades gratuitas para idosos

Aulas de tecnologia, idiomas, música, artesanato e esportes proporcionam melhor qualidade de vida na terceira idade


Por Unicom

Na Zona Leste da cidade de São Paulo, o programa social Calebe está ajudando idosos que antes se sentiam tristes e excluídos da sociedade, a recuperar a autoestima e ocupar o tempo livre com aulas de tecnologia, idiomas, música, artesanato e esportes.  As atividades acontecem no Templo de Salomão, localizado no bairro do Brás.

Um estudo científico da Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos, descobriu que idosos que passam mais tempo interagindo com grupos diversos de pessoas são mais propensos a serem fisicamente ativos e têm maior bem-estar emocional.

Maísa Wolframm, 57 anos, entrou para o Calebe em dezembro. No grupo, ela aprendeu a fazer fuxico, crochê, ponto cruz e atualmente, participa das aulas de informática, smartphone e espanhol. “Antes, eu era uma pessoa triste, com autoestima muito baixa. Hoje me sinto integrada, útil e produtiva. Eu tenho atividades quase todos os dias, o grupo me ajudou na inclusão social e me recebeu com muito amor”, conta a aluna do Calebe.

Segundo o coordenador nacional do Calebe, Sérgio Gonçalves, muitos alunos vêm interessados apenas nos cursos oferecidos gratuitamente e com horários flexíveis, mas, por fim, acabam permanecendo e vencendo sentimentos como tristeza e solidão.

“Vemos no dia a dia que a maioria já perdeu esse convívio. Os muitos problemas familiares, financeiros e as limitações de saúde tiraram toda a alegria ou tornaram os idosos muito isolados. Nos cursos e atividades promovidos, vemos o entusiasmo e como os alunos resgatam valores. Eles passam a pensar de modo diferente sobre suas vidas, aprendem a cuidar da sua saúde, criam novos laços de amizade e reavivam sua autoestima”, explica o coordenador.

A aposentada Cristina Kraupp, 73 anos, mora em Embu das Artes (SP) e pega 5 conduções, todos os sábados, para passar o dia na central do Calebe no Templo de Salomão. Com os amigos do grupo, ela participa de um café da manhã especial e também de mais três atividades educativas.

A central do Calebe no Templo de Salomão fica aberta das 8h às 18h. Atualmente, são oferecidos cursos de informática, smartphone, espanhol, corte e costura, tricô, crochê, fuxico, aplicação de pedrarias e artesanatos em geral, pintura, violão, coral, dança, teatro, karatê, ginástica. Todas as atividades são gratuitas.

Serviço:

Data: As novas turmas iniciam a partir do dia 14/04

– Smartphone: Segunda-feira às 10h / Quarta-feira às 18h / Sábado às 9h

– Informática: Quinta-feira às 19h / Sábado às 10h e 11h30 / Domingo às 13h30

– Espanhol: Sábado às 12h

Local: Rua Dr. Carlos Botelho, 427 – Brás, São Paulo – SP

ler mais
Notícias relacionadas
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Zona Leste de SP tem atividades gratuitas para idosos

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games