Mobilização arrecada mais de 3 mil bolsas de sangue

Após o Carnaval, estoques dos hemocentros caem, em média, 25%, segundo o Ministério da Saúde.


Por Unicom

Uma inciativa do “Grupo da Saúde”, mobilizou no início do mês mais de três mil voluntários para doar sangue para hospitais de todo o Brasil. O objetivo é ajudar a repor os estoques dos hemocentros, que caem significativamente após feriados prolongados, como o Carnaval. A campanha vai até o final de março.

Ao mesmo tempo em que o número de doadores diminui durante os feriados, aumentam os acidentes com vítimas – que podem necessitar de transfusão de sangue. De acordo com o balanço da Operação Carnaval 2019 da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram registrados 1.157 acidentes. Já o número de feridos contabilizou 1.464 pessoas.

Uma bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas, de acordo com o Ministério da Saúde. Até o momento, o programa social beneficiou mais de 12 mil pessoas com a campanha. Em algumas cidades, como São Paulo, Osasco, Santo André, Praia Grande, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Natal (RN), as coletadas serão realizadas até o final deste mês.

No dia 8 de março, a campanha foi realizada no hospital Santa Paula (SP). Na ocasião, a enfermeira Leoneida Dominichelli ressaltou sobre a importância da atitude dos voluntários e as doações. “A vida de muitas pessoas só está sendo mantida graças a Deus e à solidariedade de vocês”, disse Leoneida.

Quem pode doar?

  • Pessoas entre 16 e 69 anos de idade podem doar sangue. No entanto, aos menores de 18 anos é exigido o consentimento dos pais. Ademais, aqueles que têm acima de 60 anos só poderão fazer a doação caso já tenham feito antes;
  • O doador precisa pesar, no mínimo, 50 quilos e ter um estado bom de saúde;
  • Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum;
  • A frequência máxima é de quatro doações anuais para homens e três doações anuais para as mulheres.

E não se esqueça de levar um documento de identificação com foto.

Saiba mais sobre o programa social

O Grupo da Saúde foi criado em janeiro de 2018. São 24 mil voluntários que prestam auxílio aos doentes, os familiares deles e profissionais das Unidades Básica de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), hospitais, clínicas de acolhimento, casas de repouso e asilos de todo o Brasil. Só no ano passado, 746 mil pessoas foram beneficiadas através do programa social.

Para levar alegria no ambiente hospitalar também foi criado o “Sorriso Saúde”. Semanalmente, voluntários se vestem de palhaço e levam música e contam histórias aos enfermos. Outro projeto é o “Grupo de Apoio à Saúde”, que oferece, de madrugada, café da manhã às pessoas que aguardam, em filas de hospitais, pelo atendimento médico.

O Grupo da Saúde promove, ainda, palestras para médicos, enfermeiros, psicólogos e demais profissionais dos hospitais.

ler mais
Notícias relacionadas
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mobilização arrecada mais de 3 mil bolsas de sangue

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

[recaptcha]

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games