Universal ganha direito de resposta em TV portuguesa após fake news

Justiça entende que TVI mentiu e Universal pode se defender

Imagem de capa - Universal ganha direito de resposta em TV portuguesa após fake news

No final de 2017 uma série de reportagens mentirosas foram veiculadas pela emissora de televisão portuguesa TVI. Essas fake news foram reproduzidas também em outros veículos, que já reconheceram o erro e cederam direito de resposta à Universal após determinação da Justiça.

A TVI, entretanto, negou-se a obedecer às autoridades de Portugal e ceder os cinco direitos de resposta determinados pela Justiça. Ao invés disso, seus representantes entraram com recurso no processo.

Em conclusão, mais uma vez a Justiça deu ganho de causa à Universal. Após analisar por meses o caso e os recursos, os desembargadores entenderam que a Universal jamais cometeu qualquer irregularidade e a TVI mentiu, devendo veicular os direitos de resposta da Universal.

Relembre as fake news veiculadas

A TVI exibiu entre os dias 11 e 21 de dezembro de 2017 uma série de reportagens enganadoras. A emissora – criada pela Igreja Católica e ainda ligada a ela – alegava que a Universal cometera tráfico de crianças na década de 1990.

De acordo com a matéria, pais exemplares tiveram seus filhos arrancados pela Universal e traficados para os Estados Unidos. Tudo mentira!

Conforme provam os autos da Justiça portuguesa da época e as investigações recentes, os pais de duas dessas crianças eram dependentes químicos e os abandonaram na casa de uma ama. Já a outra criança citada vivia sem condições de salubridade, alimentação, higiene, habitação e educação mínimos exigidos pelo Estado português.

Assim, a Assistência Social portuguesa retirou as crianças de seus pais biológicos e as enviou a um orfanato. No caso dessas crianças, o orfanato era mantido pela Universal. Ali eram acolhidas crianças em situação de risco encaminhadas por hospitais, pela Assistência Social, pela Polícia e pela Justiça de Portugal.

A própria Justiça avaliou os pedidos de adoção e concedeu a quem julgava mais capacitado para criar as crianças. Também foi a Justiça que autorizou a viagem delas aos Estados Unidos.

Tudo está registrado nos processos de adoção do Tribunal de Família e Menores de Lisboa, capital do país.

Todas essas fake news, movidas pelo ódio religioso contra a Universal, apenas comprovam o desespero do mal ao ver o bem sendo feito. E mais uma vez fica provado quem está falando a verdade.

Para saber mais sobre os casos assista à reportagem especial abaixo:

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Imagem: iStock