Por que você não consegue se controlar?

Você não percebe que toma atitudes baseadas na emoção quando deixa a sua raiva ter o controle das suas ações

Imagem de capa - Por que você não consegue se controlar?

Muitos meninos são ensinados desde cedo a demonstrar agressividade. Para eles, as dificuldades se resolvem na base do grito e da briga. O problema é que, quando crescem, eles acabam acreditando que masculinidade é sinônimo de hostilidade e violência. Para provar que são homens, eles encontram qualquer motivo para exibir força e poder.

Homens que não controlam seus impulsos agressivos estão sempre a ponto de explodir. Se acontece um acidente de trânsito, o homem agressivo não tem dúvida de que a solução é xingar e ameaçar. Se o filho vai mal na escola, ele prefere bater nele a conversar. Se a esposa fala algo que o desagrada, ele grita e dá ordens. Se o problema é no trabalho, ele bate na mesa e faz cara feia.

Emoções à flor da pele
A raiva é a fiel escudeira do homem violento. Ela está sempre à espreita, pronta para apagar a racionalidade e fazer o sangue ferver. Homens explosivos agem pelas emoções. É como se eles não conseguissem enxergar nem ouvir mais nada. Eles têm dificuldade para manter a calma e encontrar soluções. Em resumo: falta razão, sobram faíscas. Mas quem consegue viver assim?

Problemas
A agressividade pode trazer muitos problemas para o cotidiano de um homem. Em primeiro lugar, a atitude demonstra insegurança. Homens que não conseguem controlar a raiva podem ser vistos como instáveis e perigosos.

Afinal, ninguém sabe quando a “bomba” vai explodir. O comportamento raivoso ainda pode prejudicar o desenvolvimento profissional, pois os membros das equipes tendem a se afastar de uma pessoa incapaz de usar a razão. Em casos extremos, homens agressivos acabam até cometendo crimes.

Livre-arbítrio
Homens que desejam superar o comportamento explosivo devem buscar o equilíbrio, explica o Bispo Renato Cardoso, responsável pelo Projeto IntelliMen. Segundo ele, o segredo é aprender a dizer sim ou não quando necessário. “Ser assertivo é ter confiança em si mesmo e consciência do valor próprio, com equilíbrio e responsabilidade. E isso é uma qualidade rara nas pessoas. É rara porque deriva de crenças sadias, equilibradas e justas”, escreveu em seu blog.

Entretanto muitos homens ainda usam a desculpa de que não conseguem se controlar. Nesses casos, vale lembrar que cada ser humano tem a capacidade de decidir o que quer. Ou seja, a escolha é sua. Deus nos deu o livre-arbítrio, como descrito em vários trechos da Bíblia.

Logo, o ser humano tem o controle da própria vida por meio de suas escolhas e ações. Assim, a agressividade também pode ser vencida. Para isso, basta uma boa dose de fé, esforço e vontade de mudar. Se você quer ser um homem inteligente, use a sua fé de forma inteligente. Obedeça à Palavra de Deus e abandone de uma vez por todas as emoções antes que elas o levem a um caminho sem volta.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Fotolia