Por que a ansiedade pode derrubar você

Livre-se deste estado emocional que afasta você de Deus e prejudica a conquista dos seus objetivos

Imagem de capa - Por que a ansiedade pode derrubar você

A ansiedade é um estado emocional constituído por preocupação, tormento, inquietação ou angústia diante de um futuro incerto. Ela surge quando a pessoa pensa fixamente em uma necessidade, problema ou objetivo a ponto de se esquecer das outras coisas. Por causa dela, alguns ficam paralisados e não tomam nenhuma atitude diante de uma situação, enquanto outros se precipitam, agem com base nas emoções e provocam um desastre em suas vidas.

Esse sentimento nunca fez bem às pessoas. Tanto que o Senhor Jesus, reunindo o povo da época, disse: “Não andeis ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento e o corpo mais do que o vestuário?” (Mateus 6.25).

Esse estado emocional atrapalha qualquer pessoa de alcançar seu objetivo. Como? Ora, é preciso ter fé e estar plenamente convicto de que os objetivos serão alcançados. Contudo, quando se está ansioso, surge a incerteza sobre o cumprimento deles. A fé, então, dá lugar aos questionamentos.

Em seu programa Palavra Amiga, transmitido diariamente pela Rede Aleluia e pelo Facebook, o Bispo Edir Macedo ressaltou que quem está ansioso ignora a Voz de Deus e considera outras vozes. “A pessoa dá ouvidos às dúvidas. E quem vai falar com ela não será o Espírito Santo, porque Ele sabe que, se falar, ela não irá obedecer nem praticar.”

Ele explicou como a ansiedade prejudica na obtenção da resposta de Deus. “A fé inteligente se apoia na confiança total da Palavra de Deus e a ansiedade é um sintoma claro de tudo o que contraria essa fé inteligente. Então, quanto mais ansioso você ficar, mais demorada vai ser a solução do seu problema”, apontou.

Se você fizer questionamentos como “por que Deus não me responde?”, “quando isso vai acontecer?”, “como eu não consegui aquilo ainda?”, entre outros, poderá ter seus sonhos fracassados. “O diabo vai armar uma arapuca para você cair, porque ele fica lhe cerceando para ver como você reage conforme as circunstâncias. Se você manifesta uma ansiedade, ele vai ter todas as informações para se fortalecer e agir na sua vida”, alertou o Bispo.

A resposta virá
Manifestar a fé para conquistar o que deseja, resolver um problema ou alcançar um objetivo é muito importante. É agindo dessa forma que você alcançará o resultado. Mas ele chegará em suas mãos conforme o tempo de Deus.

Se algo que você pediu parece estar demorando para acontecer, creia que Ele pode estar lhe preparando, assim como a mãe e o pai fazem com o filho antes de lhe dar algo. Possivelmente, Ele está moldando o seu ser, alimentando a sua fé e, no momento certo, lhe dará a vitória.

Deus deixou claro esse ensinamento por meio da passagem bíblica: “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”
(1 Pedro 5.6-7).

O Bispo Macedo esclareceu o pedido de Deus a todos os Seus servos: “inicialmente, devemos nos sujeitar a Ele, nos colocando na posição de servo, na dependência dEle para que, no tempo dEle, e não no nosso, Ele traga a resposta.”

O remédio
O que fazer, então, com a ansiedade enquanto a resposta não chega? Jesus ensinou: “Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6.33). Ele determinou que é preciso priorizá-Lo em sua vida, pois os sonhos, as conquistas e as bênçãos serão consequência.

Quando buscamos a Deus verdadeiramente, confiamos que Ele atenderá as nossas necessidades. “Se você tem a preocupação de se casar, comprar isso ou aquilo, se formar, ter um emprego, alcançar uma cura ou o que quer que seja, todo esse pacote de necessidades tem de ser colocado nas mãos de Deus por meio de suas orações”, orientou o Bispo Macedo. Ele completou: “você pede, clama e entrega, porque quando você lançar sobre Ele tudo isso, ficará firme, seguro de que Ele vai cuidar de você”.

Portanto, se você está ansioso por algo, eleve sua mente a Deus e fale com Ele. Busque o Espírito Santo, ouça a Sua Voz por meio de Sua Palavra e confie. “Esperei com paciência no Senhor e Ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor.” (Salmos 40.1).

5 passos para vencê-la

  • Apresente sua petição a Deus em oração, súplica ou clamor
  • Exponha suas preocupações, para que Ele possa tratá-las
  • Use a sua fé por meio de votos e propósitos
  • Aguarde e creia sem cobranças de si mesmo e de Deus sobre a resposta
  • Dados estes passos, imagine-se respondido. Dê graças a Deus, louve Seu Nome e mantenha-se em estado alegre de quem já recebeu o pedido

 

 

imagem do author
Colaborador

Janaina Medeiros / Foto: Fotolia