O que você diz conta a seu respeito?

A Bíblia aconselha que cada mulher pese as próprias palavras para descobrir quem é de fato. Por isso, uma fofoquinha e um comentário maliciosamente desnecessário dizem muito mais sobre você do que você pode imaginar

Imagem de capa - O que você diz conta a seu respeito?

O que você tem a dizer de alguém que passa o tempo cuidando da vida dos outros e espalhando comentários sem ao menos se perguntar se são verdadeiros? Certamente não é o tipo de amiga que queremos que entre em nossa casa para tomar um café, embora muitas mulheres se comportem exatamente desta forma: dão ouvidos ao que não deveriam dar e compartilham informações confidenciais, por exemplo. Há quem acredite que esse comportamento seja apenas um deslize e, então, não dimensiona o peso que essas palavras têm. Por isso, fala o que quer sem ponderar as consequências ou diz algo que, sem querer, ofende outra pessoa.

Alguém que lida superficialmente com o que fala, provavelmente, mantém sua condição espiritual da mesma forma: rasa. Foi isso que Jesus quis mostrar aos fariseus – grupo de religiosos que gostavam de falar, mas que tinham muito o que aprender. Eles aparentavam ser o que não eram. “Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. O homem bom tira coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más.” (Mateus 12.34-35).

Para a escritora Cristiane Cardoso, o questionamento de Jesus também é oportuno atualmente e ela o reforça dizendo: “como você pode dizer boas coisas sendo má ou como pode falar más coisas sendo boa? Jesus está falando que quando você é bom não pode dizer o que é mau. Aqui está a raiz do problema”.

O que fazer
O correto é avaliar o que há dentro de você. A escritora explica que o coração é como um baú da alma e tudo o que os olhos veem e os ouvidos ouvem é guardado nele. “Se você gosta muito de assistir a romances, filmes de terror, séries que têm muito palavrão, sexo, briga de casal, mulheres criticando outras mulheres, se tem muita vaidade e muito orgulho, você está alimentando esse baú com tudo isso”, diz Cristiane.

Por outro lado, ela esclarece que “se você é uma pessoa que está sempre falando do Espírito Santo, das virtudes dEle, de como agradá-Lo, de como ajudar as pessoas e ter bons olhos é porque, dentro do seu coração, você está colecionando a Palavra de Deus e está se alimentando Dela”.

A quem você tem ouvido ultimamente? Pessoas rancorosas, intriguistas, vazias, que perdem tempo falando dos outros (e você as escuta de forma conivente) e que um dia foram de Deus (supostamente) e hoje não são? Não seria esse o motivo de uma podridão espiritual imensurável estar a um passo de se instalar em você? Afinal, o que sai de você e o que você seleciona para que entre? Avalie se essas atitudes não são indícios de que lhe falta ter um encontro com Deus e viver realmente a experiência do Novo Nascimento.

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Foto: Fotolia