Vale a pena investir no mercado PET?

Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos. Contudo é preciso aliar o conhecimento à fé para obter sucesso

Imagem de capa - Vale a pena investir no mercado PET?

No Brasil, 44,3% dos 65 milhões de domicílios possuem pelo menos um cachorro e em 17,7% deles há um gato. São 132 milhões de bichinhos de estimação (pets) no País, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pelo fato desses animais serem considerados como membros da família, a indústria pet no País tem crescido e se aprimorado para atender tanto os clientes de quatro patas quanto seus donos. Hoje, o consumidor pode contar com pet shops, hospedagens, creches, vestuários, acessórios e até padarias especializadas para o público canino.

Reinaldo Domingos, presidente da DSOP Educação Financeira e criador do canal Dinheiro à Vista, no YouTube, explica por que esse mercado está crescendo. “Observamos que as pessoas estão direcionando grande parte de suas receitas para cuidar dos animais. Passamos por um processo interessante em que as famílias estão diminuindo o número de filhos e as pessoas estão se apegando muito mais aos pets. Essa tendência deve continuar. Contudo apenas esse fato não é garantia para o sucesso de um negócio.”

Empreender por amor
Foi esse ramo que Rodrigo Abreu, de 31 anos (foto a esq.), escolheu. Ele trabalha com estética animal há 11 anos e conta como teve a iniciativa de transformar seu amor pelos pets em profissão. “Desde a infância, amava os animais. Trabalhei em algumas empresas de outros ramos, mas percebi que não era o que eu queria. Um dia, fui a um pet shop e observei um rapaz tosando um cachorro. Achei que a transformação que ele fez naquele pet era uma verdadeira obra de arte.

A partir daí, pesquisei e vi que tinha achado a minha profissão. Passei a fazer cursos com pessoas renomadas na área.”

Ele começou a trabalhar em pet shop, mas sonhava ter seu próprio negócio. Então, passou a frequentar as reuniões da Nação dos 318, às segundas-feiras, na Universal, onde recebeu a visão de como conquistá-lo. “Comecei a fazer banho e tosa em domicílio e a procura foi aumentando, já que um cliente me indicava a outro. Foi aí que optei por montar meu centro de estética animal em um lugar fixo.”

Rodrigo ressalta que conseguiu empreender graças aos ensinamentos que recebeu nas palestras. Para ele, a fé foi a chave para sua realização. Por meio dela, ele teve a atitude que mudou sua história. “Aprendi que não temos que ter medo de tomar atitudes, pois devemos acreditar nos nossos sonhos. Essa certeza me faz ter foco e objetivos para lutar pelo que quero. Tenho amor pelo que faço.”

Confira ao lado algumas dicas de Reinaldo Domingos para quem quer se tornar um empreendedor.

O primeiro passo é definir se esse é realmente o negócio que você quer desenvolver e se tem afinidade com a área
Muitas pessoas decidem entrar em uma área apenas porque ela está na moda e, por isso, não se aprofundam quanto às características dela. Dessa forma, a chance de fracasso é grande. É preciso aprender a ser empreendedor no País.

Isso não é simples, por causa da estrutura tributária e concorrencial brasileira. É preciso fazer um planejamento do negócio e de marketing, ter dinheiro disponível em caixa para eventualidades e se aprimorar sempre

O que é essencial para ter sucesso financeiro?
Empreender significa tentar decidir, realizar e executar algo. Ou seja, é fazer algo com estratégia, com uma missão definida e sempre em busca da obtenção dos resultados. Para isso, é preciso que se conheçam características, habilidades, competências e fundamentos que darão sustentabilidade ao ato de empreender e garantirão alcançar lucro.

Depois que o lucro foi garantido, o pró-labore (remuneração do administrador) foi honrado e os custos e as despesas foram pagos, é hora de criar uma reserva financeira – espécie de capital de giro para garantir a sustentabilidade e a perpetuidade do negócio.

O mesmo vale para empreender sendo empregado. Se o seu salário não for suficiente para a realização dos seus sonhos, pare tudo. Antes de sair pagando contas indiscriminadamente, ajuste seus compromissos ao seu salário.

imagem do author
Colaborador

Maiara Máximo / Fotos: Fotolia e Demetrio Koch