Pequenos sinais revelam que você está distante de Deus

Entenda como a apatia espiritual pode comprometer a sua relação com Ele

Imagem de capa - Pequenos sinais revelam que você está distante de Deus

Começa com uma ausência na reunião de domingo, depois se transforma em repetidas faltas. A vontade de ler a Bíblia desaparece e os jejuns e as orações deixam de fazer parte das práticas diárias. Esses são apenas alguns sinais que indicam um possível afastamento da fé e, consequentemente, do Altíssimo. Assim, muitos cristãos vão se tornando apáticos, ou seja, desmotivados e indiferentes.

Quando isso acontece, o motivo é um só, segundo o Bispo Edir Macedo: “quando não se está em Jesus, há desânimo, frieza na fé, abandono da fé, fracassos e muitas razões, justificativas e ‘culpados’ da queda. Quando não se está em Jesus, qualquer coisinha ou ventinho de problema é motivo para abandonar a fé”, observa.

“Estar em Jesus” significa muito mais do que pertencer a uma igreja. É viver e crer em sua Palavra. Há quem só O busque quando precisa de uma bênção ou quando sua vida está boa. Mas, na hora da dificuldade, alguns questionam até mesmo Sua existência. Só que a pessoa que permanece em Cristo sabe que “para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar…” (Eclesiastes 3.1-4).

Então, por muitas vezes, Ele permite que a pessoa passe por provações para que ela se aproxime do Seu amor. “Eu te coloquei no deserto para saber o que existia em seu coração.” (Deuteronômio 8.2).

Conflito entre a fé e a incredulidade
Infelizmente, a malícia tem entrado nas igrejas e feito com que muitos priorizem seus projetos e pensamentos e deixem de enxergar com os olhos espirituais as reais razões de seus desertos. “A verdade é que a malícia tira tudo de bom que você tem. Suja seus olhos, suja seus pensamentos, suja seu coração”, alerta o Bispo Macedo em seu blog.

Com isso, tudo vai ficando difícil e o tempo torna-se escasso. A pessoa que está se afastando de Deus não tem tempo para evangelizar e ajudar o próximo, frequenta a Igreja para manter as aparências, arruma desculpa para pecar, em suma, as coisas de Deus se tornam um verdadeiro fardo para ela. E, quando menos se espera, ela não crê em mais nada.

O que é preciso entender é que essa apatia não aparece de um dia para outro. É uma brecha que, pouco a pouco, vai aumentando e, com uma ajudinha do diabo, se torna uma grande lacuna, um grande vazio.

Mas é possível vencer esse esfriamento com uma única atitude: se voltar verdadeiramente ao Senhor Jesus. Porque, como Ele mesmo disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” (Mateus 11.28, 29)

Ou seja, Ele sabe o que você precisa, mas quer que você vá até Ele. Deus é tão misericordioso que não obriga ninguém a nada, mas faz de tudo por aqueles que decidem ser Seus filhos.

Quem sabe esse deserto que você está passando não seja, exclusivamente, para que você desenvolva uma intimidade maior com Seu Pai, em vez de se afastar dEle? Aquela bênção que não chega ou aquela paz que você ainda não experimentou talvez estejam mostrando que Ele quer ter um relacionamento maior com você.

Para isso, você também precisa ir ao encontro dEle. Não em busca das conquistas, mas pelo infinito Amor que o Senhor tem para lhe dar. E isso exige entrega, obediência, paciência e perseverança.

Perceba os outros
Quantas pessoas se distanciam de Deus e nem ao menos são notadas? “Podemos observar obreiros (as) que trocaram a evangelização ativa, em que suavam a camisa por conta do sol e calor escaldantes numa busca apaixonada pelas almas, pela frieza de ver alguém sofrendo e nem sequer oferecer seu ombro amigo para um desabafo”, acrescenta o Bispo.

Ou seja, pior do que não crer em nada é viver no engano. “Estamos falando de pessoas que um dia viveram o calor da comunhão com o Senhor Jesus, mas, hoje, vivem o gelo do afastamento da presença de um Deus que não foi vencido pelo tempo nem pela acomodação e está pronto para receber àqueles que um dia deixaram que o tempo se tornasse inimigo de sua salvação”, detalha.

Então, seja você um membro, um evangelista, um jovem, um pastor, um bispo, não importa o “cargo” dentro da instituição, saiba que o caminho para se manter firme é permanecer por amor, é falar com Deus sempre como se fosse a primeira vez.

Portanto, se você tem percebido sinais que mostram que você tem se afastado da fé genuína, volte para ela ainda hoje.

“Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida até encontrá-la?E quando a encontra, coloca-a alegremente nos ombros e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida’. Eu digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se.” (Lucas 15. 4-7).

Uma oração sincera pode mudar uma vida inteira. Agora pode ser o momento ideal para fazê-la. Ele te ama e está apenas esperando você abrir, de verdade, seu coração.

imagem do author
Colaborador

Ana Carolina Cury / Foto: Fotolia