Igreja Universal da Califórnia doa 100 toneladas de alimentos para moradores de rua

Pesquisa aponta que, em Los Angeles, população sem-teto cresceu em 23% no último ano

Imagem de capa - Igreja Universal da Califórnia doa 100 toneladas de alimentos para moradores de rua

Nos Estados Unidos, o programa social “Anjos da Madrugada”, mantido pela igreja Universal do Reino de Deus daquele país, doou 100 toneladas de alimentos para a população de rua da Califórnia, em 2018.  De acordo com dados anuais do Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos EUA, na cidade de Los Angeles, o aumento foi de 23% apenas no último ano. Atualmente, 553 mil pessoas estão morando nas ruas no país norte-americano.

Em Los Angeles, o grupo se concentra semanalmente em frente à Estação Central de Polícia Comunitária e em mais 74 bairros da cidade. Além de alimentos, são oferecidos cobertores, kits de higiene pessoal e peças de roupas para os necessitados.

Paulo Campos, responsável pelo programa social do estado, esclarece que, na Califórnia, o despejo por falta de pagamento dos alugueis anda bastante comum.

“O mercado de trabalho está imprevisível, e o valor do aluguel aumentou muito nos últimos anos. Estamos trabalhando para que aqueles que estão vivendo em condições de vulnerabilidade sejam resgatados como cidadãos completos”, explicou Paulo.

Na Califórnia, o programa social tem apenas 14 meses de existência, mas já beneficiou 315 mil pessoas em situação de rua. Atualmente, o grupo conta com quatro mil voluntários.

Martin Rivera morou nas ruas de Los Angeles por 12 anos. Ele conta que foi diagnosticado com surtos psicóticos e precisou se afastar do mercado de trabalho. “Eu não tinha mais esperança de vida, fui parar nas ruas pois não tinha mais como manter meu sustento. Desempregado, passei fome, frio, perdi família e consequentemente virei usuário de drogas”, explicou Martin.

Depois de ser acompanhado e orientado pelos “Anjos da Madrugada”, Martin conta que recuperou sua autoestima e conseguiu voltar ao mercado de trabalho. “Já tem quase 1 ano que eu saí das ruas. Hoje, eu volto naquele mesmo lugar onde morei, mas agora como voluntário do grupo, pois quero ajudar outras pessoas, como um dia eu fui ajudado”, concluiu Martin.

Em 2018, cerca de 558 pessoas foram resgatadas das ruas através do programa social.

Saiba mais sobre o programa social

O grupo “Anjos da Madrugada” foi fundado pela Igreja Universal em 1980 no Brasil. O grupo é formado por voluntários que saem às ruas durante a noite para levar alimento, roupas e cobertores para à população de rua. Além disso, são realizados atendimentos como orientação jurídica e de saúde. Em 2018, cerca de 1,1 milhão de pessoas foram atendidas pelo programa no Brasil e exterior.

imagem do author
Colaborador

UNIcom