Para que seu progresso seja visível

Imagem de capa - Para que seu progresso seja visível

“Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto.” (1 Timóteo 4.15)

Você tem lido a Palavra de Deus todos esses dias. No entanto, apenas ler não é suficiente. Temos também meditado nos versículos escolhidos, buscando extrair deles o alimento para nosso espírito. Não basta apenas encher-se de conhecimento. Isso não resolverá a sua vida, nem fará com que se aproxime mais de Deus.

O espírito religioso (em todas as religiões, inclusive a evangélica) tem impedido suas vítimas de meditar na Palavra de Deus. Ele as faz pensar que o vasto conhecimento e a decoreba de versículos bíblicos são suficientes para agradar o Altíssimo. No entanto, os versículos decorados não farão nada por você nos momentos de dificuldade. Isso porque a decoreba leva a palavra ao coração, não ao espírito. Para que a Palavra penetre no espírito e surta efeito, é necessário o uso da razão, da mente, da análise racional, que é a meditação.

No entanto, não adianta apenas meditar e não praticar. Diligente é aquele que se aplica, se dedica, se esforça. O sentido é de “entregar-se inteiramente”. Paulo aconselha a Timóteo a meditar, refletir muito na Palavra que ele tinha recebido, e também a se aplicar, se entregar inteiramente a ela, se esforçando, trabalhando para colocá-la em prática. Só por meio da meditação a Palavra se torna viva. Só por meio da prática dedicada todos verão o seu progresso. Isso é viver a fé.

(*) Fonte: livro “O Pão Nosso para 365 dias”, do Bispo Edir Macedo

imagem do author
Colaborador

Redação (*) / Foto: Thinkstock