Seu filho pode estar com depressão (e você tem o poder de ajudá-lo)

A doença também atinge crianças e adolescentes e, ao contrário do que muitos imaginam, não é frescura. Saiba mais

Imagem de capa - Seu filho pode estar com depressão (e você tem o poder de ajudá-lo)

De acordo com o último levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão atinge mais de 320 milhões de pessoas em todo o mundo. Contudo, engana-se quem acredite que a depressão atinja apenas adultos.

A OMS estima que cerca 8% da população infantil tenha depressão. No Brasil, não há um dado oficial, entretanto, estima-se que o transtorno atinja cerca de 3% da população com idade entre 0 e 17, o que corresponde a mais de 8 milhões de pessoas.

Recentemente, em entrevista aos jornalistas Ana Carolina Cury e Decio Caramigo, no programa Brasil Notícias, que vai ao ar diariamente pela Rede Aleluia (99,5) e Rádio Record AM 1000, a psicopedagoga Rosineide da Rocha explicou que os pais devem ficar atentos aos sinais apresentados pelos filhos.

“Principalmente, observando mudanças de comportamentos da criança, que não têm uma razão aparente. Criança geralmente é ativa, cheia de energia. Se, de repente, houver uma mudança de comportamento, precisa ser observado”, pontuou a especialista.

Ela ainda acredita que observação dos pais seja fundamental para que a criança consiga expressar o que sente. “Criança sabe dizer que a cabeça está doendo, que está com dor de barriga, mas não sabe dizer que está ansiosa, angustiada ou triste. Esses sentimentos são mais difíceis para a criança nomear”, ponderou.

Por não saber o que possui, torna-se mais difícil que a criança busque ajuda, por isso, é fundamental que os pais procurem o auxílio necessário.

A cura para depressão

Às sextas-feiras, na Universal, acontece a Sessão do Descarrego. Contudo, no Templo de Salomão, ao meio-dia, há uma reunião especial para quem sofre com a depressão.

Porém, crianças também podem receber orações na Escola Bíblica Infantil (EBI). O Templo de Salomão fica localizado na Avenida Celso Garcia, 605, Brás, zona leste de São Paulo. Se preferir, procure uma Universal mais próxima de você. Os endereços você pode encontrar clicando aqui. 

Escola de mães 

Há também um grupo chamado “Escola de Mães”, que oferece apoio e orientação para mães e pais, a fim de que vençam seus desafios pessoais e familiares.

O projeto conta com conselheiras preparadas para prestar apoio emocional,espiritual e orientar no cuidado com os seus filhos.

Quando e onde acontece?

No próximo domingo (3) acontecerá um encontro às 16h no décimo andar do Templo de Salomão, ou em um dos endereços pelo Brasil todo, clique aqui e encontre a Escola de Mães mais próxima de você.

Os encontros são gratuitos. Para mais detalhes, acompanhe o grupo pelo Facebook ou pelo site oficial

(*) Entrevista concedida ao programa “Brasil Notícias”

imagem do author
Colaborador

Rafaela Dias (*) / Foto: iStock