Prefeito Marcello Crivella decreta que todos os assentos de ônibus sejam preferenciais

A nova regra foi publicada no Diário Oficial. Entenda

Imagem de capa - Prefeito Marcello Crivella decreta que todos os assentos de ônibus sejam preferenciais

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), acaba de decretar que todos os assentos em transporte público são preferenciais. A decisão foi publicada no Diário Oficial do dia 26/02/2019 e entra em vigor em 30 dias.

Até então, o transporte público da cidade do Rio de Janeiro destinava 10% de seus assentos ao grupo de cidadão prioritário. A esse grupo pertencem: idosos, gestantes, pessoas acompanhadas por crianças de colo e deficientes com locomoção reduzida.

A partir do próximo mês, essas pessoas terão prioridade para se sentar em todos os bancos do transporte. O prazo de 30 dias é para que as empresas viárias se adaptem à nova regra.

“Cidadania e solidariedade. Vamos usar a bondade do coração e permitir que essas pessoas, na situação em que estão, possam se sentar”. Essa foi a declaração do prefeito em vídeo publicado no Facebook. “Vamos fazer valer o bom senso e o respeito.”

A pessoa que se recusar a ceder o lugar àqueles que mais necessitam será multada em R$ 100. Ademais, ela será compulsoriamente retirada do veículo. Para que isso ocorra, o motorista deve parar o ônibus e convocar o auxílio da Guarda Municipal ou de um agente de segurança (pública ou privada) competente para fazer valer a lei.

Assista, no vídeo abaixo, o anúncio feito pelo prefeito Crivella:

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Imagem: iStock