O antídoto para o orgulho

Como o Senhor Jesus orientou que Seus servos deveriam agir

Imagem de capa - O antídoto para o orgulho

O orgulho faz a pessoa sentir um excesso de satisfação por suas realizações e pela própria capacidade. Sem se dar conta, ela considera que precisa ser recompensada pelos seus feitos.

Assim, sabendo o quanto este mal sorrateiro destrói espiritualmente, o Senhor Jesus nos dá o antídoto para vencer o orgulho. A explicação foi dada quando o Mestre contou a parábola a respeito de um servo que, mesmo após cumprir o seu serviço com esforço, não devia esperar gratificação por isso.

A cena foi retratada na novela Jesus, exibida de segunda a sexta-feira, a partir das 20h45, pela Record TV.

Assista no vídeo abaixo e compreenda:

Servos inúteis

A preocupação do Mestre era que Seus discípulos não se comportassem como os religiosos que, só por se julgarem cumpridores fiéis da Lei, exigiam glórias para si.

Na Bíblia Sagrada com as anotações de fé do Bispo Edir Macedo, ele explica que Deus conhece o desejo  que todo ser humano tem por reconhecimento pelos seus atos, mas que nunca devemos esquecer que a nossa “bondade” não deixa Deus em dívida conosco. Pelo contrário, “somos honrados por causa da Sua bondade e do Seu prazer, e não porque merecemos algo dEle”, ressalta.

Por essa razão, o Senhor Jesus orienta a termos a consciência de que quando fazemos a nossa obrigação, devemos nos considerar como servos inúteis:

“Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.” Lucas 17.10

“Ainda que um servo obedeça aos Mandamentos, ore, jejue, perdoe quem ofendeu, evangelize e faça tudo o mais que lhe for exigido, ainda assim possui falhas. Devemos nos atentar em servir ao Salvador com todas as nossas forças, não para termos mérito, muito menos para recebermos a Sua retribuição, mas por fidelidade e amor a Ele. Tudo o que Deus nos concede é um favor imerecido”, conclui o Bispo Macedo.

Acompanhe diariamente aqui no portal Universal.org mais informações sobre os capítulos da novela Jesus, além da história dos personagens e lições de fé que podemos extrair deles. Não perca!

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: iStock