Mais de 101 mil pessoas moram nas ruas no Brasil

Na Bahia, centenas de voluntários saem às ruas semanalmente para dar auxílio e resgatar essas pessoas. Conheça o projeto Anjos da Madrugada

Imagem de capa - Mais de 101 mil pessoas moram nas ruas no Brasil

Mais de 101 mil pessoas moram nas ruas no Brasil. Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Contudo, essa realidade é muito mais abrangente. Outro órgão, o Conselho Nacional de Direitos Humanos, estima 400 mil pessoas vivam em situação de rua no País. Contando, inclusive, aquelas que moram em lixões e lugares onde a assistência social não chega.

Pensando em atender as necessidades físicas, sociais e espirituais de quem vive nessa condição, o projeto Anjos da Madrugada, desde 2011, vem atuando prontamente em todo o País. Na Bahia, centenas de voluntários saem às ruas semanalmente para dar auxílio e resgatar essas pessoas.

Só na capital Salvador, há mais de 14 mil moradores de rua. Os dados são de uma pesquisa feita Ministério Público do Estado da Bahia (MPE-BA).

Auxílio e resgate aos moradores de rua

Recentemente, um grupo de voluntários visitou os moradores de rua que vivem nos arredores do Largo dos Mares, na Cidade Baixa (área litorânea da cidade), em Salvador. Eles se reuniram na praça central e montaram um espaço para atendimento. Além da realização de alguns serviços de saúde e bem-estar gratuitos.

Para a voluntária do grupo Amanda Meyer, realizar esse trabalho semanalmente tem sido muito recompensador.

“Fazer parte deste projeto é muito gratificante. Pois, não é um trabalho comum, não fazemos por caridade e sim por amor às almas. Quando chegamos ao local, eles ficam radiantes de felicidade. Conforme montamos a estrutura para recebê-los, eles já vão sentando nas cadeiras para aguardar, principalmente, o alimento espiritual, que é a oração do pastor”, contou.

Durante a ação, foram oferecidos aos moradores de rua corte de cabelo, limpeza de pele e aferição de pressão arterial. Além disso, foi também servido um lanche e distribuído kits com produtos de higiene pessoal.

Ademais, o Pastor Bruno Lima, responsável pelo projeto Anjos da Madrugada na região, realizou uma oração especial. Ele deu uma palavra de fé a todos os presentes.

“A relevância desse trabalho é poder levar para as pessoas, como essas que se encontram aqui na praça e estão em situação de rua, a Palavra de Deus, que transforma vidas. Porque muitos deles foram esquecidos pela sociedade em geral. E, nós oferecemos a eles não só o alimento físico como também o espiritual”, disse.

Anjos da Madrugada

As ações do projeto Anjos da Madrugada estão diretamente ligadas ao resgate e ao auxílio dos moradores de rua. Os voluntários intermediam a ida destes para abrigos da prefeitura (quando desejam). E, ainda auxiliam nas necessidades básicas por meio de doações de roupas, alimentos e material de higiene pessoal.

O Anjos da Madrugada também presta serviços gratuitos em diversas áreas, como higiene pessoal (manicure, pedicure e corte de cabelo), assistência social e suporte para obtenção de documentos – tudo executado por voluntários profissionais e parceiros capacitados.

Quer ser um voluntário deste projeto ou saber mais a respeito dos projetos sociais da Universal? Procure a igreja mais próxima de sua casa e se informe com o pastor responsável.

 

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Cedidas