Pare de deixar tudo para depois

Abandonar tarefas e desistir dos próprios sonhos são atitudes comuns aos procrastinadores. Saiba como cumprir seus objetivos

Imagem de capa - Pare de deixar tudo para depois

Você costuma deixar suas tarefas para depois? Tem dificuldade para cumprir prazos? Abandona seus afazeres pela metade? Cuidado: esses são sinais de procrastinação. Mas o que explica esse hábito tão comum?

A falta de planejamento leva muitas pessoas a postergar obrigações e até os próprios sonhos, explica a psicóloga Patrícia Schuindt. “Muitas pessoas não conseguem se organizar, perdem prazos e ficam desmotivadas”, indica ela, que também é coach e sócia da R122. Entretanto ela acrescenta que podem existir causas mais profundas para a procrastinação. “É preciso descobrir o que está por trás do adiamento de tarefas. Será que a pessoa acredita que é capaz?”, indaga.

Aline Marra, master coach trainer na Febracis Brasília, concorda: “o ato de procrastinar é uma forma de autossabotagem. As pessoas deixam tudo para a última hora por uma crença de que são incapazes”, avalia.

A procrastinação pode estar relacionada a um padrão cerebral, segundo Channa Vasco (foto a esq.), especialista em carreira e sucesso profissional e em neurociência. “Nosso cérebro primitivo tem um padrão binário: ou ele está buscando um prazer imediato ou fugindo da dor. O cérebro é imediatista e trabalha para a nossa sobrevivência.”

Na prática, muitos procrastinam seus objetivos de longo prazo em troca de algo imediato. E como resolver isso? “É preciso ter clareza quanto ao que se deseja para sobrepor sua meta ao prazer imediato. O cérebro precisa de um comando para agir”, esclarece.

A insatisfação também leva à procrastinação. Pessoas que estão descontentes com o trabalho, por exemplo, tendem a adiar suas atividades. “Quando a pessoa procrastina e não cumpre seus compromissos, está fugindo da dor”, explica Channa Vasco.

Ação
Para superar a procrastinação, o conselho é descobrir as causas do problema. Depois, traçar objetivos, como ensina Silvia Donati, personal e professional coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. “Olhe para as metas e coloque um prazo para cada uma delas.” Outra sugestão é dividir cada meta em etapas menores. “Como você vai concretizar seu sonho? Defina cada passo.”

Aline Marra acrescenta que visualizar os próprios sonhos ajuda a manter a motivação. “Você deve se imaginar realizando suas tarefas e alcançando seus sonhos.”


O Bispo Edson Costa argumenta que é possível resolver tarefas difíceis de forma fácil. Segundo ele, o segredo é usar a fé. “A moeda de troca com o Reino dos Céus chama-se fé, mas a fé está condicionada à obediência da Palavra de Deus. O problema é que muitas pessoas querem obter de Deus um resultado sem usar a fé. Elas querem que Deus tenha pena e dó delas, mas Ele não se move por pena”, diz ele, que é responsável pela Nação dos 318, palestra para o sucesso financeiro que ocorre às segundas-feiras no Templo de Salomão, em São Paulo.

Ele pondera ainda que ninguém pode conquistar objetivos se não souber aonde quer chegar. “A primeira coisa que Deus faz para que uma pessoa possa vencer é dar a ela uma visão, um objetivo, uma meta. Uma vez sabendo aonde quer chegar, você tem motivação para lutar. Quem não tem objetivos fica girando em círculos e não sai do lugar”, finaliza.

Por que você atrasa suas tarefas?

Veja algumas possíveis causas da procrastinação, segundo as pessoas ouvidas nesta reportagem

  • Medo do fracasso
  • Falta de clareza sobre o que deseja
  • Imediatismo
  • Baixa autoestima
  • Falta de fé
  • Insatisfação com o que faz
  • Ausência de planejamento
  • Perfeccionismo
  • Excesso de distrações, como redes sociais

imagem do author
Colaborador

Rê Campbell / Fotos: Fotolia e Cedida / Arte : Eder Santos