Ele te chama para ser servo

Algumas atitudes revelam se você está realmente fazendo a vontade de Deus

Imagem de capa - Ele te chama para ser servo

Muitos cristãos, assim que se batizam nas águas e têm um encontro com Deus, têm o desejo de servi-Lo em Sua Obra. Mas será que todos que têm essa intenção são considerados servos dEle?

Ser servo de Deus não significa apenas ter uma posição hierárquica na Igreja, ser líder de algum grupo ou colaborar com as despesas da instituição. O que aponta para a servidão fiel a Deus são os resultados que o servo apresenta durante a sua caminhada na fé.

O Bispo Ronaldo Carneiro, responsável pelos obreiros da zona leste de São Paulo, explica que “a árvore é conhecida por seus frutos. Então, o verdadeiro servo mostra os frutos do Reino de Deus, que estão no amor pelas almas e também nas coisas da Obra de Deus”.

Uma importante característica do servo é o temor que ele tem a Deus. “É o respeito ao Senhor, tendo prazer em fazer o melhor para Ele”, afirma o Bispo.

Se o servo tem prazer em servir, então, não age para satisfazer seus interesses pessoais. “Ele serve, independentemente se o homem reconhece ou não o que ele faz, porque o mais importante para ele é dar um bom testemunho para que outros discípulos sejam formados”, esclarece o Bispo.

É a partir dessas características que lembramos do caráter do Senhor Jesus. Ele deixou o maior exemplo de humildade em servir quando reuniu seus 12 apóstolos, antes de Seu sacrifício na cruz, e lavou os pés de todos antes de cearem.

Depois de ter feito isso, Ele disse: “Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.” (João 13. 14-16).

À disposição de Deus
O profeta Samuel era um exemplo de servo que agradava a Deus. Desde pequeno, foi entregue por sua mãe ao sacerdote Eli para trabalhar na Obra do Senhor. Porém, por causa de sua excelência em servir, Deus o capacitou para se tornar líder de Israel. Ele era reconhecido pelo povo, porém, não vivia buscando a sua própria glória, mas a do Senhor.

A Bíblia diz que, em certa ocasião, Samuel foi se deitar e escutou alguém chamá-lo. Rapidamente, correu para atender Eli. Na terceira vez que ouviu a mesma voz, entendeu que era Deus Quem falava com ele. Então, respondeu: “Fala Senhor, pois o teu servo ouve.” (1 Samuel 3. 2-10).

Assim como fez Samuel, o servo bom e fiel ouve e obedece com a intenção de conhecer a vontade de Deus e aplicá-la em sua vida. Ocorre que muitos cristãos se empenham em fazer as coisas de Deus apenas para alcançar recompensas, em vez de estarem à disposição do Senhor. Agindo dessa forma, muitos que começam a fazer a Obra de Deus posteriormente desanimam na fé.

“Aquela pessoa que serve só para ter benefícios não passa de um servo automático, que não nasceu de Deus. Ele não serve com toda sua força, toda sua alma, todo seu coração. Então, depois relaxa e não se torna realmente um amigo do Senhor”, diz o Bispo

O maior privilégio
A técnica de suporte de tecnologia da informação Luciana Dias, de 44 anos (foto a esq.), considera que no passado não era uma serva fiel a Deus. Ela chegou à Universal ainda adolescente e logo entrou para a Força Jovem Universal (FJU). Com 19 anos, foi levantada a obreira voluntária. Mas sua vontade prevalecia sobre a de Deus. Ela pensava que o fato de ajudar na Obra dEle a faria alcançar mais facilmente as bênçãos que queria. “Eu achava que como obreira teria mais chances de obter as conquistas”, revela.

As atitudes que tinha com outras pessoas também não agradavam a Deus. “Eu era muito arrogante, não sociável e selecionava muito as pessoas”, cita.

Como a bênção que queria na área amorosa não acontecia, a ansiedade tomou conta de Luciana. Então, ela desistiu de ser obreira. Já fria na fé, não confiava que Deus iria realizar seus sonhos. Aos poucos, ela foi se afastando da presença de Deus. Foram 10 anos indo à Igreja esporadicamente, sem ter compromisso com Ele. Com 38 anos, ela se arrependeu e reconheceu que precisava mudar suas atitudes para ser uma verdadeira serva. “Depois de várias decepções amorosas e da doença de minha mãe, reconheci que deveria voltar para Jesus e me entregar de todo coração.”

Ela aprendeu a servir e foi levantada novamente a obreira. Suas atitudes também mudaram assim que entrou para o Grupo Godllywood. “Por meio dele, percebi que fomos chamados para acrescentar e não para dividir. Entendi também o verdadeiro sentido da amizade.”

Hoje, ela sabe como agradar a Deus. “Antes de fazer é preciso ser para Deus. Fazer por amor, com gratidão e coração sincero e não pelo que o Altar pode nos proporcionar”, detalha.

Assim como Luciana fez, é preciso estar atento à vontade do Senhor para ser um servo fiel a Ele. Examine-se e veja a quem tem servido. Se for realmente a Deus, você terá, certamente, o melhor de todos os privilégios: “o maior benefício do servo é a sua Salvação”, conclui o Bispo.

Vigília do Primeiro Amor

Se você se considera um servo de Deus, no dia 1o de março, sexta-feira, participe da Vigília do Primeiro Amor. Ela será realizada em todos os templos da Universal. Procure uma Universal mais próxima e obtenha mais informações.

imagem do author
Colaborador

Janaina Medeiros / Fotos: Fotolia e Demetrio Koch