Jovens que buscam diversão sem álcool e drogas organizam luau em Caraguá (SP)

Pesquisa aponta que maioria dos frequentadores de festivais de música não consegue se divertir sem se dopar

Imagem de capa - Jovens que buscam diversão sem álcool e drogas organizam luau em Caraguá (SP)

Recente pesquisa apontou que a maioria das pessoas que frequentam shows, vão atrás também de álcool e drogas. Mas, neste domingo (24), às 14h30, cerca de 1.500 jovens que querem se divertir “de cara limpa”, participarão do “Luau FJU” – um festival de música, dança e teatro. O evento acontecerá em Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo.

Organizado pelo programa social Força Jovem Universal (FJU), o evento já foi realizado em vários estados brasileiros.

O responsável pela FJU da região, Thiago Pessoa, afirma que o objetivo do evento é “mostrar aos jovens que é possível curtir a vida, uma praia com os amigos e música boa, sem a necessidade de usar drogas que podem prejudicar o futuro deles”.

Um estudo publicado pelo instituto americano DrugAbuse, apurou que 67,5% dos frequentadores de festas de música eletrônica consomem drogas e álcool durante os shows.

Leandro Castro, 23 anos, costumava frequentar casas de shows e festivais de música eletrônica, antes de conhecer a FJU. Em um desses eventos, ele experimentou as drogas. No começo, era só para conhecer. Mas logo começou a consumir maconha, lança-perfume, “bala” e “doce” – como são conhecidas as anfetaminas utilizadas como psicotrópicos – para “se sentir mais à vontade e alegre” nos lugares.

“Hoje, na FJU, participo de shows e eventos tão grandes quanto os festivais de música que ia – e alguns são até maiores. Mas não utilizo nada porque não preciso mais disso”, conta o jovem, que marcará presença no Luau FJU de Caraguá.

Saiba mais sobre a Força Jovem Universal
A Força Jovem Universal foi formada em 1977. É um grupo de jovens voluntários que tem por objetivo ajudar outros adolescentes sem perspectiva de vida. A FJU está presente em países das Américas, da Europa, da África, da Oceania e da Ásia.

O programa realiza eventos de caráter social sobre bullying, automutilação, depressão e outros temas relacionados à juventude. Organiza, também, torneios esportivos, shows, competições de dança e música, gincanas e cursos.

O programa social promove, ainda, campanhas de doação de sangue, ações de solidariedade, faz visitas a hospitais, asilos e orfanatos.

Serviço:
Data: 24/02/2019 às 14h30
Local: Praia do Centro, Caraguatatuba (Litoral Norte de São Paulo)

imagem do author
Colaborador

UNIcom