Um cuidado especial e personalizado

Membros do Templo de Salomão recebem acompanhamento e orientação individuais em setor especializado

Imagem de capa - Um cuidado especial e personalizado

Semanalmente, milhares de pessoas participam das reuniões no Templo de Salomão. Logo que elas entregam suas vidas ao Senhor Jesus e se batizam nas águas tornam-se membros do Corpo de Cristo. Usam a fé, buscam o Espírito Santo, seguem os ensinamentos da Palavra de Deus, têm sede de ganhar almas para o Reino dEle, mas, claro, também continuam com suas lutas diárias.

Por isso, foi criado um setor no Templo de Salomão especialmente para a orientação e o acompanhamento individual dessas pessoas: a Central de Membros. Lá, elas são cadastradas e, quando desejam, podem receber o auxílio espiritual que necessitam.

O Bispo Antônio Santana, responsável pelo setor, explica que há dois tipos de cadastro que podem ser feitos no local. “Há o cadastro para os novos batizados, realizado com as pessoas que ainda não eram batizadas nas águas; e o cadastro para as pessoas já batizadas, mas que ainda não fazem parte do cadastro”, esclarece.

Nos dois casos, o cadastramento ocorre de forma digital e on-line, o que torna mais fácil a localização da ficha dos membros e a constatação do estado espiritual de cada um deles. O Bispo Antônio Santana aponta que esse cadastro também ajuda a identificar quais membros são ativos no Templo. “Se no cadastro digital o membro estiver classificado como ‘membro ativo’ significa que ele está buscando a sua vida com Deus e a sua Salvação. Caso esteja classificado como ‘membro afastado’ significa que ele precisa ser acompanhado mais de perto”, detalha.

Privilégio em ajudar

O atendimento é realizado por uma equipe composta por 382 voluntários, coordenada pelo Bispo Antônio Santana. Entre eles estão bispos, pastores, esposas, levitas, obreiros e membros batizados com o Espírito Santo. Uma das voluntárias é a consultora tributária Bianca Cubissimo Bondezan, de 33 anos (foto à esquerda). Há cerca de dez meses ela auxilia no cadastro de membros durante o batismo e esclarece dúvidas dos batizados que não têm o cadastro.

Para ela, esse acompanhamento é muito importante: “muitos desses membros enfrentam enormes batalhas espirituais. Então, esse trabalho é fundamental, desde o momento que a pessoa decide pelo batismo nas águas até o acompanhamento como membro do Corpo de Cristo”, destaca.

Ela ressalta que é um privilégio colaborar na Central. “É maravilhoso ver muitas pessoas sendo transformadas, suas histórias mudadas e, acima de tudo, em busca da Salvação da alma”, afirma.

Acompanhamento

Além do atendimento pessoal, há outro feito via WhatsApp. Ele é destinado às pessoas que precisam de ajuda em algum momento em que não possam se dirigir ao Templo. O aplicativo também é usado para fazer o acompanhamento diário. Por meio dele são enviadas aos membros mensagens para edificação e fortalecimento espiritual.

O Bispo Antônio Santana explica que todas as pessoas que desejam ter o acompanhamento podem solicitá-lo nessa Central, que fica aberta diariamente a partir das 7h30 até o término da última reunião do dia.

“Todas as pessoas que chegam com algum problema e precisam de ajuda recebem a assistência”, enfatiza o Bispo.
A expedidora Carla Silvia Cabral, de 37 anos (foto à direita), recebeu o acompanhamento da Central de Membros logo que se batizou nas águas, em fevereiro de 2018. Ela garante que esse trabalho a ajudou a vencer as lutas espirituais enquanto enfrentava vários problemas.

 

“Eu estava me sentindo sem direção. Olhava para minha vida e não via nada. Então, por meio das reuniões às quartas-feiras e aos domingos, pude ver que Deus cuida de nós e que a Palavra é verdadeira. Aprendi a me portar como Cristo nos ensina: a confiar nEle. Deixei de ser ansiosa, medrosa e tímida. Mudei meu relacionamento com meus pais e compreendi que Deus tinha o melhor para mim, mas que eu tinha que crer”, revela.

A bacharel em química e voluntária do Grupo do Batismo Claudia Tokiko Mizutani Cunha, de 43 anos (foto à esquerda), também recebeu o auxílio da Central de Membros. “O setor me ajudou a fundamentar mais a minha vida sobre a Palavra de Deus e a colocar em prática tudo que é ensinado e orientado. Foi um alicerce para o meu fortalecimento espiritual e para que eu permanecesse firme na fé sobrenatural e sacrificial. Esse apoio tem me ajudado muito a vencer todas as minhas guerras em todas as áreas da minha vida”, informa.

 

imagem do author
Colaborador

Janaina Medeiros / Fotos: Demetrio Koch