Você tem feito de Jesus o seu espelho?

Leia e faça uma autoanálise

Imagem de capa - Você tem feito de Jesus o seu espelho?

Recentemente, durante o programa “Entre Nós”, transmitido pela internet, a colunista Núbia Siqueira chamou atenção para o maior atributo de Deus: a Sua Santidade.

Embora a Bíblia ressalte outras características maravilhosas do Altíssimo, como o amor, a bondade, a justiça e a misericórdia, a Sua Santidade sobressai a todas elas.

Por Ele ser Santo, Seu amor, Sua justiça, Sua misericórdia e até a Sua ira são santas.

De Gênesis a Apocalipse as Escrituras Sagradas ressaltam a Santidade de Deus:

“Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da Sua Glória” – Isaías 6.3

“Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso” – Apocalipse 4.8

A colunista esclarece que a palavra “santo” significa ser separado do pecado, consagrado a Deus. Portanto, não é uma característica inatingível ao ser humano. Tanto é assim que o apóstolo Pedro nos ordena:

“Mas, como é santo Aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”1 Pedro 1.15

Veja o que o Bispo Edir Macedo  fala sobre o Temor do Senhor

Como praticar essa santidade?

“Conhecer Jesus muda toda nossa maneira de viver, de falar, de tratar as pessoas e de tratar até os animais. Se você de fato conhece a Deus, você não é mais a pessoa que era outrora. Não vive como um filho desobediente, sem entendimento e conforme seus próprios instintos carnais. Aqueles que amam a Deus fazem do Seu Filho Jesus o seu espelho, o seu exemplo, o seu padrão. Porque se olharmos para Ele, certamente veremos onde temos que mudar.  É impossível conhecer o Senhor Jesus e continuar a mesma pessoa”, assegura Núbia Siqueira.

Contudo, não é essa conduta que temos visto em muitas pessoas que se dizem cristãs. Em vez disso, “só desonram o verdadeiro Cristianismo”, lamenta.

O verdadeiro amor exige renúncia

Por outro lado, há também muitas pessoas que são capazes de grandes renúncias para estarem ao lado de outra. Um exemplo famoso desse desprendimento pessoal é o que a atriz Meghan Markle se dispôs a fazer para poder se casar com o príncipe Harry e se tornar a Duquesa de Sussex.

Ela abriu mão de uma carreira bem-sucedida como atriz de Hollywood para se submeter a todas as exigências da coroa britânica.

Se antes ela ditava opiniões, levantava bandeiras e tinha autonomia sobre a própria vida, agora como esposa do príncipe terá que se submeter a diversas regras de comportamento. A saber: não sentar com as pernas cruzadas, não manifestar sua opinião pessoal publicamente, acompanhar o marido em compromissos sociais e ter consciência de que agora representa a realeza em todos os momentos.

Leia também: 5 dicas para manter o foco do Reino de Deus

Jesus: o nosso espelho

Diante de tudo isso, Núbia Siqueira deixa uma reflexão: Se para se casar com um príncipe uma mulher é capaz de abrir mão de todo o seu modo de viver, “o que uma mulher que, de fato se casa com Deus (o Rei dos reis), não deveria ser capaz de renunciar? ”. E faz uma triste constatação: “Contudo, o que vemos, infelizmente, é que muitas mulheres, embora digam ter se casado com o Senhor Jesus, mantêm uma conduta que mostra outra realidade”.

E, por fim, convida as internautas a fazerem uma autoanálise.

Será mesmo que compensa viver no pecado e perder esse alto privilégio de passar a eternidade lado a lado com o nosso Senhor e Salvador? Pense nisso.

Acompanhe abaixo o programa na íntegra:

Para aprender mais como agradar a Deus, compareça às quartas-feiras à Escola da fé. No Templo de Salomão, na Avenida Celso Garcia, 605, Brás, zona leste da capital paulista. Ou procure uma Universal perto de você, clicando aqui.

Confira mais detalhes no vídeo abaixo:

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: iStock