Projeto devolve sorriso às reeducandas em Aparecida de Goiânia, no estado de Goiás

Ação realizada pela UNP aconteceu nas unidades femininas. Saiba mais

Imagem de capa - Projeto devolve sorriso às reeducandas em Aparecida de Goiânia, no estado de Goiás

O grupo Universal nos Presídios (UNP) realizou mais um importante encontro, no dia 26 de janeiro último, nas unidades femininas no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, no estado de Goiás. Na oportunidade, foi realizada a maior ação voluntária na área da saúde em todo o estado.

Leia também: UNP Brasil: Ex-detento foi consagrado a obreiro ainda dentro da prisão

Em parceria com o projeto “Missão Sorriso”, na área odontológica, que levou 100 voluntários. Dezenas de pessoas foram atendidas. A ação iniciou às 8 horas e só terminou por volta das 18h. O dia contou com uma triagem para avaliar a necessidade de cada mulher e, em seguida, elas foram encaminhadas para a realização de alguns procedimentos, como a retirada de aparelhos, restaurações, entrega de próteses, entre outras.

Segundo a responsável pelo grupo UNP local, Sandra Araújo, a ação trouxe grande alegria para todas as participantes. “Muitas tinham baixa autoestima quando sorriam e colocavam a mão na boca, pois faltavam os dentes. No entanto, após serem beneficiadas, tamanha era a felicidade, que até choraram de alegria. Nem passava pela cabeça delas que algo tão bom poderia acontecer na vida delas dentro da prisão”, salientou ela.

Benefício para todos

Logo no início do encontro havia um clima de muita expectativa entre todos. “Foi muito gratificante para mim ver aquelas mulheres, que não imaginavam que poderiam ter a oportunidade de voltar a sorrir e, mais do que isso, presenciar a felicidade delas ao olhar o seu antes e depois. Todas com um novo e lindo sorriso no rosto”, comentou a voluntária do grupo, Luciele Nunes da Silva.

E o entusiasmo não era apenas por parte dos voluntários, que em sua maioria nunca havia prestado serviços em unidades prisionais, mas, também, das próprias reeducandas. Na oportunidade, a maioria se queixou que o desconforto do cárcere também está relacionado aos problemas dentários.

Além da ajuda física, o momento serviu para que elas ouvissem mensagens de fé e otimismo, se aproximando mais da presença de Deus.

Para conhecer mais sobre as ações que o grupo Universal nos Presídios realiza no País e em todo o mundo, clique aqui. Seja você também um voluntário. Localize o endereço de uma Universal mais próxima da sua casa e se informe com o pastor.

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: Cedidas pelo grupo Universal nos Presídios