Por que o homem é masculino?

Perceba como essa característica pode definir quem você é de verdade

Imagem de capa - Por que o homem é masculino?

A Universidade do Texas, nos Estados Unidos, lançou no ano passado um curso no mínimo polêmico: um programa que pretende ajudar os estudantes homens a lidar melhor com a masculinidade. O projeto foi organizado com base em relatos de que o estímulo exagerado e indevido à masculinidade contribui com posturas destrutivas que machucam os próprios homens e os outros com quem eles se relacionam: amigos, familiares ou colegas de trabalho.

Muita calma nessa hora
Com a criação do programa, a instituição passa a aceitar a ideia de que temas que envolvem masculinidade e violência são questões de saúde mental. Mas como não existem evidências científicas que apontem para esse caminho, essa notícia precisa ser analisada com muita calma.

Diferentes
Para o escritor e palestrante Renato Cardoso, por trás da proposição da Universidade do Texas há um trabalho incansável para colocar homem e mulher no mesmo patamar. “Mas não no sentido de direitos. Nesse ponto sou totalmente a favor e creio que a maioria das pessoas razoáveis acredita que homem e mulher devem desfrutar de direitos iguais, mas uma coisa é ter direitos iguais e outra é você cumprir papéis iguais. Homens e mulheres são diferentes”, adverte.

Dom de Deus
De acordo com o palestrante, muitos estão confundindo masculinidade e machismo. “Masculinidade não tem a ver com machismo. São duas coisas diferentes. Se você quer me dizer que machismo é muito prejudicial para o homem e para a mulher, concordo, mas não a masculinidade. Essa última diferencia o homem da mulher e isso é divino. É um dom de Deus para o bem e a felicidade de ambos”, explica.

Definição
Para entendermos melhor, basta saber o que cada termo significa. Machismo tem relação com uma opinião ou um procedimento que é discriminatório e que nega à mulher as mesmas condições sociais e direitos do homem. Já masculinidade é a qualidade de quem tem comportamento másculo, no jeito de falar, de agir, ou seja, algo que define as características próprias do homem.

Reflexo das ações
Por isso, é preciso perceber que quando homens deixam de ser masculinos, isso pode se refletir em ações que são marcantes dele e também naquilo que os define. Uma mulher que quer um homem de verdade não vai querer que ele seja um molenga, sem atitude, não é mesmo? Mas há homens que se apequenam e deixam de cumprir as suas responsabilidades, como manter a sua família com o seu trabalho, por exemplo. É preciso entender que o homem não pode perder as qualidades que são determinantes para que ele seja homem.

Aprimoramento
Em vez de perdê-las, o homem deve aprimorá-las. Ele pode ser macho sem ser machista, alguém que sabe trocar ideias, em vez de impor seus pontos de vista e ser firme sem ser grosso. Lembre-se: para ser homem não basta simplesmente nascer homem, é necessário merecer sê-lo com suas ações. Antes de tudo, é preciso ter caráter, ser honesto, leal, generoso, saber respeitar os outros, assumir suas responsabilidades e ainda arcar com as consequências das suas ações. Por isso, policie a sua conduta e use o que você tem de melhor quando a vida cobrar essa atitude.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: Fotolia