Grupo promove ação para abastecer hemocentro

Projeto Arcanjo promoveu ato de amor ao próximo. Saiba mais

Imagem de capa - Grupo promove ação para abastecer hemocentro

Nos meses de férias escolares é muito comum que sejam realizadas campanhas de doação de sangue em todo o País. O estoque dos bancos e hemocentros cai consideravelmente. A redução chega a 30% ou mais, dependendo da região.

A queda é atribuída às viagens e ao período de descanso, quando muitas pessoas deixam de fazer doações regulares.
Dados divulgados no ano passado pelo Ministério da Saúde mostraram que apenas 1,6% da população brasileira doava sangue. Segundo o órgão governamental, os índices são considerados dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS). No entanto, o governo trabalha constantemente para aumentar o número de doadores.

Ajudar a quem precisaNão é novidade que os bancos de sangue espalhados por todo o País estão com os estoques cada vez mais baixos. E, como gesto de preocupação e ato de amor ao próximo, recentemente, o projeto Arcanjo, do grupo Força Jovem Universal (FJU) do Estado da Bahia, promoveu mais uma campanha de doação de sangue.

A ação aconteceu na Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), em Salvador, na capital, e durou cerca de três horas e meia. Segundo a voluntária Lourença dos Santos, responsável pelo encontro, o principal objetivo da ação foi, acima de tudo, ajudar o próximo. “Ajudar o próximo, ainda que não o conheçamos. Além disso, oferecer de graça o que temos de graça”, ressaltou ela.

O momento serviu para que todos fossem beneficiados, inclusive quem doou, como relata o voluntário Rodrigo dos Santos Moura, de 23 anos. “Esse gesto de solidariedade é de grande importância para salvar outras vidas e nos fez bem saber que estamos passando vida para o próximo. Com certeza eu faço com maior amor”, completou ele.

Seja um doador
Pessoas entre 16 e 69 anos de idade podem doar sangue. No entanto, é exigido o consentimento dos pais se forem menores de 18 anos. Além disso, aqueles que têm acima de 60 anos só poderão fazer a doação caso já tenham feito antes.

O doador precisa pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum.

A frequência máxima é de quatro doações anuais para homens e três doações anuais para mulheres.
E não se esqueça de levar um documento de identificação com foto.

Quer saber mais sobre as ações que o grupo Força Jovem promove no País e em todo o mundo? Acesse o portal universal.org e conheça mais.

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: Cedidas