A importância da música na convivência dos reeducandos

UNP do Maranhão realiza workshop de instrumentos musicais em Presídio de Segurança Máxima

Imagem de capa - A importância da música na convivência dos reeducandos

Muitos adultos gostam de ouvir música, entretanto, dizem não ter habilidades para aprender a tocar algum instrumento, ou mesmo cantar. Porém, o que muitos não sabem é que tais talentos podem ser aprendidos.

Só para exemplificar como isso é possível, oito reeducandos do Complexo Penitenciário de Segurança Máxima São Luís, no Maranhão participaram recentemente de um workshop de instrumentos musicais. Resultado da oficina de música e instrumentos musicais. As aulas foram oferecidas pelo grupo Universal nos Presídios (UNP) do estado. Eles ensinam técnicas de como tocar teclado, violão, atabaque, marreco, pandeiro entre outros.

Membros da secretaria de segurança pública, psicólogos, assistentes sociais e pastores da Universal também estiveram presentes para assistir as apresentações.

Durante o encontro, os alunos, além de tocar os instrumentos, também relataram aos presentes suas experiências.

“É uma honra participar do curso, pois não é uma oportunidade para todos no cárcere. Creio que foi o próprio Deus que me selecionou dentre muitos para estar aqui. Agradeço ao UNP por nos trazer esperança, além de conhecimento que pode ser usado no futuro. Eles também nos trazem o principal que é a Palavra de Deus. Pois, sem ela, eu não seria tão forte e esperançoso como sou hoje”, comentou um dos detentos que teve o nome preservado.

Já para A. S. o curso tem auxiliado a ampliar a perspectiva de futuro, com um trabalho na área e tem colaborado com a mudança de comportamento dos detentos.

“Encontrei na música uma forma de felicidade dentro do complexo, uma nova chance, pois não é fácil a vida dentro do cárcere, longe da família e de todos. Por meio das músicas, reconheci meus erros e mudei imediatamente minhas atitudes. Quando sair daqui, quero levar os conhecimentos aprendidos. O curso também trouxe esperança para uma nova perspectiva de vida, sonho em ser um profissional na área”, relatou.

Mais sobre o trabalho do UNP

Há mais de 30 anos, o grupo UNP realiza um trabalho social e espiritual nos presídios de todo o país e em diversas partes do mundo. E em reconhecimento por este trabalho é que Marcelo Victor, diretor do presídio 5, do Complexo Penitenciário de Segurança Máxima São Luís, elogiou a ação do grupo.

“Esse trabalho é um dos muitos feitos pela UNP nos presídios no estado, além de levar a Palavra de Deus, o grupo tem buscado levar novas perspectivas e esperança aos internos”, disse.

O pastor Francisco Souza comentou sobre o trabalho realizado.

“O objetivo principal é levar aos detentos a esperança de uma mudança de vida. Sabemos que eles cometeram seus delitos, mas temos consciência que é possível mudar. Porque temos resultados a partir dos ensinamentos bíblicos e das ações socioeducativas que complementam o trabalho espiritual que realizamos”, concluiu.

Se acaso você deseja fazer parte desse projeto, procure uma Universal mais próxima de sua casa e se informe. Clique aqui e veja o endereço.

Conheça outras ações realizadas semanalmente por todo o Brasil. Curta a página oficial no Facebook e veja as demais atividades do UNP.

imagem do author
Colaborador

Sabrina Marques / Foto: Cedidas