Você sabe combinar a gravata e a camisa?

Veja como acertar a composição do seu visual

Imagem de capa - Você sabe combinar a gravata e a camisa?

Nem todo homem sabe fazer boas escolhas na hora de se vestir. Uma das dúvidas masculinas mais frequentes é como combinar camisa e gravata com os outros acessórios. Por isso, a Folha Universal conversou com o consultor de moda Gustavo Sarti, da Record TV. Ele deu dicas do que é indicado usar e do que nunca fica bem.

Maiores erros
De acordo com o consultor, o maior erro é usar gravata mais clara do que a cor da camisa. “Raramente essa combinação funciona. Também há outra prática que deve ser evitada: em hipótese alguma use camisa preta com terno preto e gravata clara. Isso nunca dará certo. Com camisa preta, use apenas gravata preta, sem exceção”, recomenda.

Para o trabalho
O visual no ambiente corporativo exige outras observações. “O ideal é investir em camisas claras, especialmente nas cores branca e azul. Tons pastel em geral podem ser uma opção. Camisas nas cores branca ou azul-clara são sempre bem-vindas. Nesses casos, use gravatas com estampas ou cores que tenham ligação com a cor do paletó. Por exemplo: gravata com tons azuis, cinza ou preto. Usar um paletó escuro e gravatas em cores vivas ou quentes, como vermelha e tons terrosos e de rosa, e cores fortes, como laranja e bordô, também é indicado”.

Respeito ao cargo
Para quem pensa em usar gravatas irreverentes, Sarti dá uma dica: “é bom levar em conta que elas combinam com a personalidade de quem as usa, mas, mesmo assim, são restritas a profissões em que o traje social completo não é uma exigência. Por exemplo: se o sócio de uma agência de publicidade usar uma gravata com o personagem de um desenho animado para ir a uma reunião, não tem problema. Isso mostra ousadia no quesito criatividade, irreverência e informalidade, mas, nos locais em que o terno é usado como apelo de credibilidade e confiança, como no mundo financeiro, imobiliário e a área jurídica, nem pensar. Não são lugares para se brincar com o traje ou expor sua personalidade fashionista. O respeito ao cargo e às funções deve prevalecer”, explica.

Exemplos básicos
Para quem não quer errar, Sarti orienta que se mantenha no básico. “Os melhores exemplos são camisa branca, terno escuro e gravata estampada ou lisa em tons que harmonizem com o paletó. São combinações certeiras sempre”, avalia.

Cuidado com o xadrez
Na opinião do consultor, é preciso ter cuidado ao usar xadrez. “Com um terno social, o xadrez da camisa só funciona quando for discreto, pequeno e sem muita informação. O xadrez grande é uma estampa casual e não combina como traje formal. Com camisa xadrez, use terno e gravata lisos ou com uma textura leve, sempre considerando a ligação de cores entre todos os elementos da produção. Também nesse caso vale a regra de usar uma gravata sempre mais escura do que o tom da camisa”, reitera.

Em alta
Sarti sugere ainda uma peça que está sendo bastante usada atualmente. “Algo que está em alta são os lenços que viraram acessórios importantes nos trajes. O ideal é que não sejam com estampa ou com cor idêntica à do paletó. E nunca se deve esquecer a harmonia de cores. Pode-se variar no tema, como, por exemplo, uma gravata poá com lenço xadrez; a gravata xadrez com um lenço liso; ou a gravata listrada com lenço poá ou lenço liso, mas sempre contendo uma das cores presentes na estampa da gravata”, conclui.

 

 

 

 

 

 

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: Fotolia