24 de janeiro: Dia dos Aposentados e os desafios da terceira idade

Conheça o grupo da Universal que presta auxílio aos aposentados

Imagem de capa - 24 de janeiro: Dia dos Aposentados e os desafios da terceira idade

O Dia dos Aposentados no Brasil homenageia 40 milhões de pessoas. Desses, quase 37 milhões são idosos que, apesar de serem desprezados por grande parte da sociedade, ainda enfrentam muitos obstáculos.

Entre as principais dificuldades vividas pelos idosos brasileiros estão a de conseguir uma recolocação no mercado de trabalho (o que é necessário, já que 68% dos brasileiros recebem apenas um salário mínimo como benefício), o abandono de familiares e amigos, a falta de opções de lazer e socialização e a dificuldade em cuidar da própria saúde, já que o Sistema Único de Saúde (SUS) é ineficiente e os planos privados são muito caros.

Esses são desafios que cada vez mais pessoas enfrentam. Isso porque a população idosa cresce a cada dia. De acordo com a gerente da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Maria Lúcia Vieira, esse é um fenômeno mundial, como explicou à Agência IBGE Notícias:

“Não só no Brasil, mas no mundo todo vem se observando essa tendência de envelhecimento da população nos últimos anos. Ela decorre tanto do aumento da expectativa de vida pela melhoria nas condições de saúde quanto pela questão da taxa de fecundidade, pois o número médio de filhos por mulher vem caindo.”*

Apoio além do Dia dos Aposentados

No calendário, o dia 24 de janeiro é reservado para homenagear os aposentados. Entretanto, a Universal se dedica a eles o ano todo com diversas atividades, por meio do Grupo Calebe, que atua em cerca de 110 países.

“O Grupo surgiu no Estado do Texas (EUA). Foi quando um grupo da igreja estava fazendo uma evangelização de regaste a uma casa. Identificamos que a senhora que ali morava era da igreja e tinha falecido. Entretanto, ninguém sabia. Na época do acontecimento, tomaram-se providências para se formar um grupo para dar mais atenção e cuidados às pessoas da melhor idade”, relata o Bispo Sérgio Gonçalves. “Assim o Grupo Calebe teve início no Texas e chegou ao Brasil pouco depois, em setembro de 2012”.

Desde então, o grupo passou a reunir cerca de 320 mil idosos no mundo todo. Todas essas pessoas se encontram frequentemente e realizam os mais diferentes tipos de atividades.

Para cuidar da saúde (física, mental e espiritual), por exemplo, além de assistência médica o grupo oferece aulas de ginástica e outros esportes.

Para auxiliar o caminho no mercado de trabalho, cursos profissionalizantes, de informática e de idioma são oferecidos.

Assistência jurídica e previdenciária também são prestadas. No Templo de Salomão, esses suportes são realizados em plantão todas as sextas-feiras, às 8h30. Para saber sobre o atendimento nas demais localidades, entre em contato com o grupo via WhatsApp pelo número (11) 99571-9920.

Todos esses serviços são oferecidos gratuitamente.

“O Calebe assumiu o papel de ajudá-los não apenas a vencer esses sofrimentos. Mas também oferecer o apoio que tanto necessitam, seja os levando a conhecer seus direitos ou movendo-os a apelar ao poder da fé”, afirma o Bispo.

Todas essas atividades somadas, além das muitas outras oferecidas, oportunam aos aposentados saúde espiritual e, principalmente, fé para vencer todos os obstáculos impostos.

Por que Calebe?

“O grupo tem desempenhado o papel de auxiliador no processo de superar traumas. E também no processo de derrubar os medos que surgem com os anos”, conforme explica o Bispo Gonçalves.

Por isso, o nome escolhido para batizar o projeto faz referência a esse personagem bíblico. Assista ao vídeo abaixo e veja a explicação do Bispo sobre quem foi Calebe:

Você também pode aproveitar todos esses benefícios oferecidos pelo Grupo Calebe. Faça parte e obtenha uma vida mais saudável e feliz. Para conhecer de perto o trabalho do Grupo Calebe entre em contato pelo e-mail grupocalebeTS@gmail.com, pelo telefone (11) 2178-1191 ou encontre a Universal mais próxima de você clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Imagem: iStock