Atletas vencem sedentarismo e conquistam qualidade de vida

Lutador de Jiu-Jitsu deixa obesidade para trás e conquista medalhas

Imagem de capa - Atletas vencem sedentarismo e conquistam qualidade de vida

Nos dias 9 e 10 de fevereiro, a Federação de Jiu-Jitsu Desportivo do Rio de Janeiro (FJJD-Rio) abrirá a temporada de competições com a 11ª Edição do Circuito Rio Mineirinho, no Parque Olímpico. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada quatro adultos é sedentário. Lutando na contramão do sedentarismo, mais de 100 atletas integrantes do programa social Força Jovem Universal (FJU) estarão disputando o ranking.

Fábio Rodrigues, 33 anos, e o filho Vitor Hugo, 13 anos, integram a equipe da FJU e competirão no Desafio Verão. O pai é faixa azul e o filho é faixa laranja. Há um ano e três meses lutando, Fábio já participou de torneios importantes, como o Campeonato Pan-Americano e o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, conquistando medalha de prata em ambas competições.

Mas além das vitórias conquistadas no tatame, Fábio venceu a balança e o sedentarismo. “Eu sempre começava algo e não terminava, minha vida era trabalhar e ir para casa, era muito sedentário, pesava 140kg e não tinha disposição para nada”, relembra o atleta, que sofria de pressão alta e depois de seis meses treinando já havia perdido 35kg e mudou completamente a qualidade de vida.

A FJJD-Rio está incentivando a participação de projetos sociais no Desafio Verão. O responsável pela equipe de lutadores da FJU, Atanael Azevedo, afirma a importância dessa competição, pois os participantes “ganham destaque e mais experiência na modalidade Jiu-Jitsu, além de serem provados quanto ao que aprenderam nos treinos”.

Assim como Fábio, muitas pessoas que se interessam em praticar o esporte vivem uma vida sedentária, não fazem exercícios físicos e veem na modalidade uma oportunidade para mudar essa situação, conta Atanael.

Saiba mais sobre a Força Jovem Universal

A Força Jovem Universal foi formada em 1977. É um grupo de jovens voluntários que tem por objetivo ajudar outros adolescentes sem perspectiva de vida. A FJU está presente em países das Américas, da Europa, da África, da Oceania e da Ásia.

O programa realiza eventos de caráter social sobre bullying, automutilação, depressão e outros temas relacionados à juventude. Organiza, também, torneios esportivos, shows, competições de dança e música, gincanas e cursos.

O programa social promove, ainda, campanhas de doação de sangue, ações de solidariedade, faz visitas a hospitais, asilos e orfanatos.

 

imagem do author
Colaborador

UNIcom