Sua fé está no “piloto automático”?

Saiba como é possível sair da zona de conforto espiritual, retornar para Deus e voltar à prática das primeiras Obras

Imagem de capa - Sua fé está no  “piloto automático”?

O piloto automático é definido como um dispositivo que mantém a rota de um veículo sem a intervenção do piloto. Da mesma forma, existem pessoas que se deixam levar por uma situação e perdem o controle da sua própria vida.
Isso também pode ocorrer na área espiritual. Quantas pessoas dizem que estão firmes na fé, que frequentam a Igreja, oram, jejuam, participam das reuniões ou até mesmo são pastores, obreiros e evangelistas, mas agem com Deus de forma automática? Será que Ele se agrada disso?

Experiência
Quem passou por uma triste experiência foi o assistente operacional de importação e exportação Danilo Ignácio de Oliveira, de 28 anos (foto a dir.). Ele chegou à Universal em fevereiro de 2013 para participar de uma reunião da Força Jovem Universal (FJU) e logo passou a se envolver nos trabalhos realizados pelo grupo. Contudo ele foi deixando a área espiritual de lado. “Com tantas responsabilidades que tinha, parei de cuidar da minha vida espiritual e fui enfraquecendo. Eu já não tinha mais prazer de falar com Deus, já não O buscava como antes. Do mesmo jeito que cheguei na Igreja e mudei radicalmente, eu decidi que se fosse para eu ficar do jeito que estava, então era melhor que eu saísse.”

O fato de agir no “piloto automático” fez com que Danilo se afastasse de Deus. Da mesma forma, esse tem sido o motivo de muitos cristãos desanimarem na fé, explica o Bispo Odivan Pagnocelli, responsável pela Universal no Estado de Pernambuco. “Se a pessoa acorda cansada, já vê isso como desculpa para não ir à Igreja. Ou já faz algo há tanto a tempo que já decorou como fazer. E ainda há aqueles que dizem que fazem a mesma coisa todos os dias, então, por que vão se dar o trabalho de mudar? Estar no automático é simplesmente estar na zona de conforto.”

O Bispo ainda exemplifica: “no mundo atual podemos programar muitas coisas, como um forno automático, um computador, a televisão e o celular. É tudo perfeito na vida prática, mas na vida com Deus é impossível. Se não vivermos de fé em fé, é impossível agradar a Deus. Então é preciso avaliar a si mesmo”.

Danilo não havia feito essa avaliação. Então, suas atitudes o levaram a ficar fora da presença de Deus por quase dois anos. “Durante o tempo que estive afastado, mesmo fazendo coisas erradas, eu tinha saudades. Eu ficava em casa vendo as fotos do pessoal da Igreja e chorava, mas o orgulho falava mais alto e eu pensava: ‘se eu voltasse, o que as pessoas que me conheciam iriam pensar?’”, relembra.

Priorizar o espiritual
Certo dia, Danilo aceitou o convite de seu ex-cunhado e foi à Universal. “Quando o Pastor chamou à frente do Altar, fui e pedi perdão a Deus. A partir dali, comecei a fazer tudo diferente.”

Hoje, Danilo se mantém na fé, pois priorizou a área espiritual, diferentemente do que fez no passado. Ele aprendeu a dizer “não” para o excesso de tarefas solicitadas e, quando é preciso, sempre pede ajuda. “Não quero mais abraçar o mundo, mas fazer as coisas sem que elas atrapalhem a minha vida com Deus.”

Dizer “não” foi a forma que Danilo encontrou para se blindar do que poderia interferir na sua fé. Contudo o Bispo Odivan ressalta que também é possível sair do “piloto automático” com pensamentos simples. “Quando estiver indo à Igreja, pergunte-se: ‘por que estou indo à Igreja? Por que estou acostumado ou por que quero ouvir a Palavra de Deus e me alimentar dela? Quando você sair correndo para fazer algo que o Pastor lhe pedir, pare no caminho e se pergunte: para quem estou fazendo? Para que o Pastor me agradeça e me considere um bom servo ou para Deus que tudo vê? Se descobrir que tem feito tudo no automático, pare agora.”

Ele ressalta ainda a passagem bíblica que mostra como se volta à prática das primeiras Obras: “tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.” (Apocalipse, 2:4,5). “Ou seja, tudo que fizer na sua vida cristã ou na vida de servo faça crendo que é para a Glória de Deus, assim você jamais estará no automático.”

Dia do Reencontro

Se você reconhece que está nessa situação e deseja mudar, participe, no próximo domingo, 27 de janeiro, do Dia
do Reencontro com Deus em uma Universal ou no Templo de Salomão.

imagem do author
Colaborador

Maiara Máximo / Fotos: Fotolia, Cedida e Demetrio Koch