Voluntárias dão assistência a pacientes com câncer

Ações são realizadas no maior complexo de tratamento da doença na Zâmbia

Imagem de capa - Voluntárias dão assistência a pacientes com câncer

Em 2017, o câncer era a doença responsável pela morte de 8,8 milhões de pessoas por ano no mundo todo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Zâmbia (país no sul do continente africano), por exemplo, em 10 anos (2007 – 2017) registrou um aumento de 300% dos casos de câncer. Contudo, o país vem lutando contra as estatísticas.

Visando dar o apoio que é necessário aos pacientes, o grupo “Woman in Action” (Mulheres em Ação, na tradução para o português) realiza um valioso trabalho social no país. As ações acontecem na capital Lusaka, no Hospital Universitário de Treinamento (UTH, na sigla em inglês). Ademais, o local abriga mais de 300 pacientes entre crianças, homens e mulheres.

Há 3 anos, elas levam apoio social, psicológico, material (por meio de doações de roupas, alimentos, medicamentos e materiais de higiene) e espiritual. Também auxiliam os provedores de famílias com habilidades necessárias para ajudá-los a gerar renda.

“A maioria dos pacientes chega sem conhecimento sobre a doença e o tratamento. Ajudamos a tirar as dúvidas nesse momento difícil”, conta a voluntária Loveness Banda.

Segundo explica, os voluntários estão com esses pacientes semanalmente. E, em consequência, têm visto o quanto isso faz a diferença na vida deles.

Um trabalho ativo de apoio ao paciente com câncer

No país, o grupo é coordenado por Adriana Costa. Recentemente, o Mulheres em Ação recebeu a colaboração do grupo IntelliMen, coordenado por seu esposo Gilson Costa. Assim sendo, um mutirão arrecadou doações de cestas básicas com suplemento alimentar, material de higiene, entre outros itens. Posteriormente, tudo foi entregue aos pacientes da enfermaria masculina do hospital, onde atualmente estão 60 internados.

“O trabalho vem sendo reconhecido pela direção geral do hospital. O apoio do grupo tem ajudado os pacientes e seus cuidadores a entender melhor o processo de tratamento e recuperação de ambos e em todos os sentidos”, declarou Gilson ao participar da ação.

O grupo Mulheres em Ação é um dos grupos registrados no Controle Mundial de Câncer- The Union for International Cancer Control’s (UICC). Clique aqui e conheça mais sobre o grupo.

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Cedidas