Voluntárias dão assistência a pacientes com câncer

Ações são realizadas no maior complexo de tratamento da doença na Zâmbia


Por Michele Roza / Fotos: Cedidas

Em 2017, o câncer era a doença responsável pela morte de 8,8 milhões de pessoas por ano no mundo todo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Zâmbia (país no sul do continente africano), por exemplo, em 10 anos (2007 – 2017) registrou um aumento de 300% dos casos de câncer. Contudo, o país vem lutando contra as estatísticas.

Visando dar o apoio que é necessário aos pacientes, o grupo “Woman in Action” (Mulheres em Ação, na tradução para o português) realiza um valioso trabalho social no país. As ações acontecem na capital Lusaka, no Hospital Universitário de Treinamento (UTH, na sigla em inglês). Ademais, o local abriga mais de 300 pacientes entre crianças, homens e mulheres.

Há 3 anos, elas levam apoio social, psicológico, material (por meio de doações de roupas, alimentos, medicamentos e materiais de higiene) e espiritual. Também auxiliam os provedores de famílias com habilidades necessárias para ajudá-los a gerar renda.

“A maioria dos pacientes chega sem conhecimento sobre a doença e o tratamento. Ajudamos a tirar as dúvidas nesse momento difícil”, conta a voluntária Loveness Banda.

Segundo explica, os voluntários estão com esses pacientes semanalmente. E, em consequência, têm visto o quanto isso faz a diferença na vida deles.

Um trabalho ativo de apoio ao paciente com câncer

No país, o grupo é coordenado por Adriana Costa. Recentemente, o Mulheres em Ação recebeu a colaboração do grupo IntelliMen, coordenado por seu esposo Gilson Costa. Assim sendo, um mutirão arrecadou doações de cestas básicas com suplemento alimentar, material de higiene, entre outros itens. Posteriormente, tudo foi entregue aos pacientes da enfermaria masculina do hospital, onde atualmente estão 60 internados.

“O trabalho vem sendo reconhecido pela direção geral do hospital. O apoio do grupo tem ajudado os pacientes e seus cuidadores a entender melhor o processo de tratamento e recuperação de ambos e em todos os sentidos”, declarou Gilson ao participar da ação.

O grupo Mulheres em Ação é um dos grupos registrados no Controle Mundial de Câncer- The Union for International Cancer Control’s (UICC). Clique aqui e conheça mais sobre o grupo.

ler mais
Notícias relacionadas
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Voluntárias dão assistência a pacientes com câncer

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games