Grupo promove ação social para abastecer Hemocentro de Salvador, capital baiana

Projeto Arcanjo promoveu ato de amor ao próximo. Saiba mais

Imagem de capa - Grupo promove ação social para abastecer Hemocentro de Salvador, capital baiana

Dados divulgados o ano passado pelo Ministério da Saúde mostraram que apenas 1,6% da população brasileira doava sangue. Segundo o órgão governamental, os índices são considerados dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS). No entanto, o governo sempre trabalha constantemente para aumentar o número de doadores.

Ajudar quem precisa

Apesar de estar dentro do índice, não é novidade que os bancos de sangue espalhados por todo o País estão com os níveis cada vez mais baixos. E, como gesto de preocupação e ato de amor ao próximo, recentemente, o projeto Arcanjo, do grupo Força Jovem Universal (FJU) do estado da Bahia, promoveu mais uma campanha de doação de sangue.

A ação aconteceu na Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), em Salvador, na capital, e durou cerca de três horas e meia. Segundo a obreira Lourença dos Santos, responsável pelo encontro, o objetivo foi fazer, acima de tudo, o trabalho que o Senhor Jesus nos ensinou. “Ajudar ao próximo, ainda que não os conheçamos. Além disso, oferecer de graça o que temos de graça”, ressaltou ela.

Verdadeiro ensinamento

Segundo Lourença, os ensinamos do Altíssimo são levados às pessoas não apenas com Suas palavras, mas, também, em pequenos gestos que demonstrem gratidão por tudo o que Ele tem feito. “Todavia, sabemos que, por ser tão pouco os números de doadores, a falta de sangue no hemocentro é visível”, completou Lourença.

O momento serviu para que todos fossem beneficiados, inclusive quem doou, como relata o voluntário Rodrigo dos Santos Moura, de 23 anos. “Esse gesto de solidariedade é de grande importância para salvar outras vidas e nos fez bem saber que estamos passando vida para o próximo. Com certeza eu faço com maior amor”, completou ele.

Seja um doador

– Pessoas entre 16 e 69 anos de idade podem doar sangue. No entanto, aos menores de 18 anos é exigido o consentimento dos pais. Ademais, aqueles que têm acima de 60 anos só poderão fazer a doação caso já tenham feito antes;

– O doador precisa pesar, no mínimo, 50 quilos e ter um estado bom de saúde;

– Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum;

A frequência máxima é de quatro doações anuais para homens e três doações anuais para as mulheres.

E não esqueça: levar um documento de identificação com foto.

Quer saber mais sobre as ações que a Força Jovem promove no País e em todo o mundo? Clique aqui. Você também pode ser um voluntário. Encontre o endereço de uma Universal mais próxima de sua casa e se informe.

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: Cedidas