Está esperando o quê?

Não precisa mais dar a desculpa de que começaria a praticar exercícios físicos em 2019

Imagem de capa - Está esperando o quê?

Mais um ano se passou. O verão chegou novamente e agora você parece estar realmente motivado a cuidar melhor da saúde. Você notou que ganhou peso nos últimos tempos e agora resolveu que vai cuidar disso definitivamente? Razões para isso não faltam. Vamos a algumas delas.

As atividades físicas são essenciais para combater males como obesidade, estresse e depressão. E elas não são importantes apenas para que se consiga um corpo perfeito. A prática regular de exercícios físicos reduz a pressão arterial e o risco de doenças cardíacas, além de diminuir o colesterol e as chances de desenvolver diabetes. Ou será que você não sabia de nada disso ainda?

Sem exageros
Independentemente da sua resposta, vamos lhe dar algumas dicas para que tudo corra bem durante suas atividades. Em primeiro lugar, é fundamental escolher algo de que você goste: pedalar, nadar, dançar, jogar futebol, basquete ou vôlei são apenas algumas alternativas.
Para o homem que ainda não tem uma preferência, uma boa opção é a caminhada, pois ela vai condicionando o corpo gradativamente. O certo é que, seja qual for a escolha, o correto é começar sem exageros, ainda mais se fizer algum tempo que você não pratica nenhum tipo de exercício.

Roupas e acessórios
Procure usar roupas adequadas à atividade que você vai praticar. De modo geral, é bom usar roupas leves e folgadas. Isso auxilia na manutenção da temperatura corporal normal, ainda mais no verão, estação em que a transpiração é elevada. Quanto aos calçados, lembre-
se que eles ajudam a evitar lesões. Se for jogar basquete, o tênis pode ter cano alto para impedir que você torça o pé. Se for futebol, escolha uma chuteira apropriada ao tipo de gramado que você vai jogar e assim por diante.

Água
Outra dica importante é hidratar o corpo. Isso vale não só para o verão, mas para todas as estações do ano. Nosso corpo é formado em grande parte por água e, ao transpirar, perdemos boa quantidade desse líquido e ele precisa ser reposto. Por isso, tenha sempre uma garrafinha de água por perto quando estiver realizando seus exercícios.

Condição física
Antes de decidir iniciar uma prática esportiva, é importante saber qual é a sua real condição física. Por isso, é recomendado consultar um médico para passar por uma avaliação e verificar o estado de saúde em que você se encontra, quais são as atividades mais indicadas e as adequações alimentares que precisam ser feitas para que o seu corpo fique equilibrado. Lembre-se também que realizar as atividades com orientação de um profissional é tão importante quanto a prática delas.

Homem consciente
Um homem inteligente conhece a importância do exercício físico e sabe que a sua prática não é só uma questão de estética. Você pode até ter algum amigo que queira parecer o bonitão da turma e vai na academia com esse objetivo, mas, tenho certeza, não é o seu caso.

Um homem consciente sabe o quanto os exercícios são relevantes para a manutenção do corpo e da saúde. Por isso, vai literalmente se mexer não só para “ficar bem na foto”. Ele entende perfeitamente por que deve se exercitar.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: Fotolia