Como ser uma mulher de sucesso em todas as áreas

Por meio da disciplina e do desenvolvimento das habilidades, é possível conciliar as tarefas de casa e a vida profissional

Imagem de capa - Como ser uma mulher  de sucesso em todas as áreas

Muitas mulheres têm ganhado espaço no mercado de trabalho. Contudo, com a intenção de conquistar o sucesso profissional, elas deixam a desejar quanto às tarefas de casa e aos cuidados com a família. Não há nada de errado em querer progredir financeiramente e ser uma empreendedora de sucesso, mas é necessário saber separar as coisas.

No livro A Mulher V – Moderna, À Moda Antiga, a autora, Cristiane Cardoso, que também é palestrante, explica que estar sempre ocupada não faz delas mulheres virtuosas. É preciso que, além de desenvolver suas habilidades, elas tenham muita disciplina para não deixar de lado nenhum compromisso ou responsabilidade e os cuidados consigo mesma e com quem ama. “A Mulher V planeja o seu dia e a sua semana com antecedência. Tudo se encaixa perfeitamente: o seu tempo com Deus, com a família, a casa, o trabalho, o aprendizado de algo novo, a saúde e a beleza. Todo esse controle faz dela uma mulher feliz e uma agradável companhia.”

Mãe, esposa e empreendedora
Foi o que a empresária do ramo de beleza Marli de Fátima Pires, de 45 anos (foto a esq.), fez após o término de seu primeiro casamento. “Eu precisava sustentar meus quatro filhos, mas eu não queria um emprego ao qual ficasse presa. Como eu já era manicure, me especializei e abri meu próprio negócio”, lembra.

Contudo, Marli precisou ser disciplinada para conseguir conciliar todos os afazeres: de casa, o cuidado e a educação dos filhos, o novo relacionamento e o trabalho. “Eu sempre dei prioridade ao cuidado da minha família. Não é fácil, mas Deus sempre me guiou e me deu sabedoria para lidar com tudo.”

Para Marli cuidar da casa não é nenhum fardo, pois ela aprendeu a desenvolver algumas habilidades e dar conta da rotina intensa. “Eu comecei a focar naquilo que não era tão boa. Passar roupa, por exemplo, era uma dificuldade e algo que me atrapalhava. Hoje deixo o uniforme do meu marido impecável.”

Como começar
Segundo Cristiane Cardoso, o tempo e a prática são importantes para o desenvolvimento das habilidades. “Elas não são como aquele batom que você compra na loja. Elas devem ser desenvolvidas por aquelas que têm interesse. Se você se interessar em desenvolver o seu lado feminino, você vai começar a trabalhar nele e, à medida que trabalha, você se aprimora, e desenvolve novas habilidades com o passar do tempo.”

Fica a dica

Para a escritora Cristiane Cardoso, “ser ocupada pura e simplesmente não vai fazer de você uma Mulher V. Se ocupe primeiro com as coisas que só você pode fazer. E, se sobrar tempo, faça as demais”.

  • Dê mais de si
    Se estiver esperando receber para que, então, possa dar aos outros, é melhor se deitar e esperar a morte chegar. Sempre faça a si mesma a seguinte pergunta: como posso me dar mais hoje? Dessa maneira, estará dando e sempre recebendo.
  • Seja você mesma
    Só você pode fazer isso, então por que tentar ser outra pessoa? Será que as pessoas compram o mesmo par de sapatos duas vezes? Nada disso! Eu odeio réplicas, odeio saber que não possuo algo verdadeiro. Ou é o original ou não é nada.
  • Seja responsável
    Seja qual for a sua função, a desempenhe bem. Se você é mãe, filha, funcionária, esposa, dona de casa ou estudante, saiba de uma coisa: só você pode executar bem essa tarefa. Então, por que perder tempo?

Fonte: Livro A Mulher V – Moderna,
À Moda Antiga

imagem do author
Colaborador

Maiara Máximo / Fotos: Fotolia e Cedida