Voluntários auxiliam índios no litoral paulista

Programa social leva dentistas e médicos à aldeia

Imagem de capa - Voluntários auxiliam índios no litoral paulista

Dizimados desde que o Brasil foi ocupado pelos portugueses em 1500, hoje, índios de diversas etnias representam menos de 0,4% da população do país. De acordo com a Fundação Nacional do Índio – Funai, muitos destes povos enfrentam grandes dificuldades econômicas e sociais.

No litoral sul do estado de São Paulo, por exemplo, existem apenas 17 aldeias e cinco terras indígenas. A subsistência dos índios que moram na região vem da agricultura e do artesanato. No entanto, eles sofrem com as mesmas carências que a população pobre das periferias das cidades.

Para ajudar 45 famílias de índios tupis que vivem na Reserva Itaoca, em Mongaguá, voluntários do programa social Universal Socioeducativo – USE realizarão um evento social onde haverá diversas ações sociais, como consultas com dentistas e médicos, doação de cestas básicas e de kits de higiene bucal. Pelo menos 200 índios participarão do evento marcado para o próximo sábado (12/1), a partir das 14h.

As consultas com os médicos e com os dentistas são as mais esperadas pelos índios. “Também levaremos alimentos, uma das principais carências deles”, explica o pastor Ulisses Gomes, coordenador do Socioeducativo.

Dia de festa e intercâmbio cultural

Além dos atendimentos, os índios terão um dia de festa com churrasco, pipoca e brinquedos para as crianças. Durante o evento, também haverá apresentações de teatro e de uma banda musical formada por ex-internos da Fundação Casa, que frequentam o programa social Socioeducativo.

Os índios também apresentarão danças, além de expor e vender obras de artesanato aos voluntários e falar um pouco da cultura deles.

Serviço:

Evento: Voluntários auxiliam índios no litoral paulista

Quando: sábado, 12/01

Horário: 14h

Local: Aldeia Reserva Indígena Itaoca, Mongaguá (a 20 km da Praia Grande)

imagem do author
Colaborador

UNIcom