Sem preparação, sem sucesso

Usar a fé é imprescindível para obter conquistas, mas sem se dedicar a estudar sua área de interesse tudo não passará de sonho ou de frustração

Imagem de capa - Sem preparação, sem sucesso

Os planos traçados para o novo ano raramente passam do primeiro mês depois da queima dos fogos de artifício da virada. Por quê? A resposta é simples: falta de planejamento e promessas inconsistentes.

Outro erro é não usar de modo inteligente a fé. Muitos oram pelo sucesso financeiro e profissional, mas só fazem propósitos vazios: pedem algo no Altar no calor do querer, porém ficam só na intenção. Ou então pensam em algo grande demais – o que não é errado – mas não se levantam da cadeira para dar os primeiros passos rumo ao sonho.

Uma ação muito importantes para quem quer abrir um negócio próprio, criar ou aperfeiçoar um produto ou até subir alguns degraus na hierarquia da empresa em que trabalha é bem óbvia: estudar. Como você vai se tornar especialista no que faz sem que se dedique ao aprendizado da sua área de interesse? Isso simplesmente não existe.

O Bispo Jadson Edington, em seu livro 50 Tons para o Sucesso, ensina que chegar aonde você quer depende de “uma estrada que suas atitudes ajudam a construir”. E ele pergunta: “se você precisasse fazer alguma coisa para mudar sua situação com os recursos que tem hoje, o que faria? Não aceite ‘é impossível’ como resposta. Tem que ser possível”, recomenda.

Onde entra a fé, que foi o primeiro item destacado no começo do texto? O Bispo usa um exemplo bíblico citado em 2 Reis para explicar: a viúva de um dos discípulos do profeta Eliseu estava sendo cobrada pelas dívidas do marido. Naquela época, se alguém morria e tinha uma dívida, os credores podiam levar os filhos do devedor como escravos. A mulher temia que isso acontecesse e foi perguntar a Eliseu o que deveria fazer.

Eliseu perguntou à viúva o que ela tinha de valor em casa. Ela achava que não tinha nada, mas se lembrou de uma botija cheia de azeite, produto muito valioso na época. O profeta mandou que ela pegasse quantas vasilhas conseguisse emprestadas na vizinhança e colocasse um pouco do óleo em cada uma delas.

Aquele azeite da única botija se multiplicou milagrosamente e a viúva encheu todos os outros recipientes. Com tanto óleo valioso, pôde pagar sua dívida, continuar com seus filhos e o óleo ainda sobrou e foi usado para manter o sustento de todos.

Ela tinha um recurso que subestimava: o óleo. Mas, ao usar a fé, “ela simplesmente fez o que tinha que fazer, não ficou se questionando, duvidando, arranjando problemas ou reclamando de sua situação”, diz o Bispo Jadson.

Fé + disciplina = sucesso

Thiago Sampaio, de Sorocaba, São Paulo, é um próspero advogado imobiliário de 26 anos. Ele percebeu que o sucesso foi uma estrada que começou na pré-adolescência, quando ser um profissional do Direito era apenas um sonho. Membro da Universal, desde cedo, pôs sua crença à prova: “eu não precisava esperar uma determinada idade para alcançar os meus objetivos. Eu entendia que isso poderia acontecer comigo ainda jovem, que só dependia de mim e da minha fé”.

Veio a adolescência e ele sabia que tinha naquele momento a base para chegar ao objetivo: o estudo que o capacitaria a um dia fazer uma boa faculdade. Mesmo depois de conseguir passar no curso de Direito, a vida não ficou mais fácil. Além de ser um curso caro e repleto de exigências, os apelos do mundo não são poucos na juventude e muitos pareciam contribuir para afastá-lo de seus objetivos. Mas, com a força que o Espírito Santo lhe dava, ele resistiu a baladas, aos relacionamentos casuais e a algo mais duro: as críticas e comentários irônicos que ouvia dos outros jovens.

Qual foi o resultado de seus esforços? Thiago passou no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), obrigatório para quem quer atuar na área, no último ano de faculdade. A prova não é nada fácil. Em edições recentes, só 20% dos candidatos conseguiram passar e 75% dos estudantes chegam a tentar três vezes. Ele conseguiu logo na primeira tentativa e obteve nota 30% acima da necessária.

“Não adianta usar a fé no Altar e não fora dele. Quando aliei minha disciplina à fidelidade a Deus, comecei a ver os resultados. Hoje, tenho empresas multinacionais como clientes. Aos 23 anos, comprei meu primeiro imóvel”, conta. Thiago também é obreiro atuante no Força Jovem Universal (FJU) e faz questão de passar a outros jovens a importância do estudo para chegar ao sucesso. “Sempre digo a eles: estudar não é só uma questão profissional, mas pessoal também. Desenvolvemos novos valores e fazemos mudanças em nosso comportamento que só nos beneficiam.” Mesmo depois de tudo isso, Thiago está sempre se atualizando.

Para se motivar, leitor, reflita no que o Bispo Jadson escreve em seu livro: “Deus já lhe deu a capacidade de gerar o que você precisa. Você vai esperar mais o quê?”

Vida financeira

Quer aprender a enfrentar as dificuldades do mercado de trabalho e se tornar uma pessoa vencedora? Então, não perca o Congresso Para o Sucesso, que acontece às segundas-feiras, no Templo de Salomão. Para encontrar uma Universal mais próxima de você, acesse localhost/enderecos.

Caso queira adquirir o livro “50 Tons Para o Sucesso”, que contém dicas para a vida profissional e financeira, acesse o Arca Center, clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Marcelo Rangel/ Fotos: Fotolia e Marcelo Alves