Por que Jesus pagou tributo ao Templo?

Entenda a lição que o Mestre quis deixar ao pagar algo que não precisava

Imagem de capa - Por que Jesus pagou tributo ao Templo?

Os judeus pagavam inúmeros impostos a Roma. Mas tinha um que se diferenciava dos demais e não era pago ao império romano. Era um tributo que existia desde os tempos de Moisés, com o fim de ser usado nos serviços e na manutenção do Templo.

Portanto, Deus havia dado instruções ao libertador do Seu povo que, ao enumerar os filhos de Israel, os homens da idade de vinte anos para cima deveriam oferecer meio siclo de prata. Isso era equivalente a cerca de seis gramas, como oferta para os serviços da Tenda da Congregação (leia em Êxodo 30.11,12).

Foi esse imposto – que correspondia ao valor de duas dracmas – que os cobradores foram coletar de Pedro e perguntaram se Jesus também não pagaria.

No momento em que Pedro entrou em casa, provavelmente para levar a situação ao Mestre, antes que dissesse algo, Jesus, surpreendentemente, o questionou:

Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra os tributos, ou o censo? Dos seus filhos, ou dos alheios?
Disse-lhe Pedro: Dos alheios. Disse-lhe Jesus: Logo, estão livres os filhos.
” Mateus 17.25,26

Na Bíblia Sagrada com as anotações de fé do Bispo Edir Macedo ele esclarece que “o Senhor Jesus mostrou a Pedro que, como Filho do Dono do Templo, Ele estava isento de pagar aquele imposto. Se os serviços sagrados têm como finalidade prestar culto a Deus, como Jesus pagaria um imposto para prestar serviço a Ele mesmo?”

A razão de Jesus pagar o tributo ao Templo

Porém, o Senhor Jesus sabia que as pessoas não compreenderiam isso, afinal, não aceitavam que Ele era o Messias. E, com o propósito de evitar escândalos, deu a seguinte orientação ao Seu discípulo:

Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por Mim e por ti.” Mateus 17.27

Um estáter equivalia a quatro dracmas, exatamente o valor que Ele e Pedro deveriam pagar.

“Isso nos traz uma grande lição: se aquilo que fazemos, mesmo sendo lícito, enfraquece ou ofende a fé de alguém, então não devemos fazer”, conclui o Bispo Macedo em suas anotações.

Fé sem questionar

Durante o programa “Inteligência e Fé”, desta última terça-feira (22), o Bispo Renato Cardoso destacou o assunto e acrescentou que quando a pessoa obedece a Deus e passa a usar a fé, sem questionar, então, ela tem uma nova vida.

“Pedro já tinha aprendido algumas lições, já havia passado pela experiência da pesca maravilhosa. E, por mais louco que o pedido de Jesus pudesse parecer, Pedro decidiu andar por fé e não por vista; ele decidiu suspender tudo o que sabia como pescador e fazer o que Jesus mandou”, explicou.

E continuou: “Quando você aprender a andar no nível da fé, no nível de Deus – e não pelo o que você sabe, pelo o que vê, ou na força do teu braço, mas na força da Palavra e da Autoridade de Deus -, aí você vai descobrir o sobrenatural e viver em um outro nível. Então, que hoje você passe a viver pela fé e não pelo seus olhos”, disse o Bispo.

Ele aproveitou para convidar todos que queiram viver pela fé, e ter uma vida abençoada, a comparecer em uma Universal mais próxima de sua casa, neste último domingo do mês de novembro, dia 27.

Saiba mais assistindo ao vídeo abaixo:

No Templo de Salomão, as reuniões acontecerão às 7h, 9h30 e 18h, na Avenida Celso Garcia, 605, bairro do Brás, zona leste de São Paulo. Ou procure o endereço mais perto de você, clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty Images