Por que Jesus pagou tributo ao Templo?

Entenda a lição que o Mestre quis deixar ao pagar algo que não precisava


Por Núbia Onara / Foto: iStock

Os judeus pagavam inúmeros impostos a Roma. Mas tinha um que se diferenciava dos demais e não era pago ao império romano. Era um tributo que existia desde os tempos de Moisés, com o fim de ser usado nos serviços e na manutenção do Templo.

Portanto, Deus havia dado instruções ao libertador do Seu povo que, ao enumerar os filhos de Israel, os homens da idade de vinte anos para cima deveriam oferecer meio siclo de prata. Isso era equivalente a cerca de seis gramas, como oferta para os serviços da Tenda da Congregação (leia em Êxodo 30.11,12).

Foi esse imposto – que correspondia ao valor de duas dracmas – que os cobradores foram coletar de Pedro e perguntaram se Jesus também não pagaria.

No momento em que Pedro entrou em casa, provavelmente para levar a situação ao Mestre, antes que dissesse algo, Jesus, surpreendentemente, o questionou:

Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra os tributos, ou o censo? Dos seus filhos, ou dos alheios?
Disse-lhe Pedro: Dos alheios. Disse-lhe Jesus: Logo, estão livres os filhos.
” Mateus 17.25,26

Na Bíblia Sagrada com as anotações de fé do Bispo Edir Macedo ele esclarece que “o Senhor Jesus mostrou a Pedro que, como Filho do Dono do Templo, Ele estava isento de pagar aquele imposto. Se os serviços sagrados têm como finalidade prestar culto a Deus, como Jesus pagaria um imposto para prestar serviço a Ele mesmo?”

A razão de Jesus pagar o tributo ao Templo

Porém, o Senhor Jesus sabia que as pessoas não compreenderiam isso, afinal, não aceitavam que Ele era o Messias. E, com o propósito de evitar escândalos, deu a seguinte orientação ao Seu discípulo:

Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por Mim e por ti.” Mateus 17.27

Um estáter equivalia a quatro dracmas, exatamente o valor que Ele e Pedro deveriam pagar.

“Isso nos traz uma grande lição: se aquilo que fazemos, mesmo sendo lícito, enfraquece ou ofende a fé de alguém, então não devemos fazer”, conclui o Bispo Macedo em suas anotações.

Reveja no vídeo abaixo essa cena que foi ao ar na novela Jesus, exibida de segunda a sexta-feira, a partir das 20h45, pela Record TV.

 

ler mais
Notícias relacionadas
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Por que Jesus pagou tributo ao Templo?

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games