Conselhos para não agir de "cabeça quente"

Bispo Renato Cardoso explica que ninguém é capaz de tomar boas decisões sem que esteja em paz

Imagem de capa - Conselhos para não agir de "cabeça quente"

Tomar boas decisões quando se está perturbado é praticamente impossível. Por isso, o Bispo Renato Cardoso dedicou parte do programa “Inteligência e Fé” da última terça-feira (17) a explicar a importância de não agir “de cabeça quente”.

A Bíblia afirma:

“Todo prudente procede com conhecimento, mas o insensato espraia a sua loucura.” Provérbios 13:16

Segundo o Bispo, esse é um dos ensinamentos mais importantes. Pois ninguém é capaz de tomar boas decisões sem que esteja em paz.

“Você consegue tomar boas decisões quando está perturbado? Você não consegue. Você não tem paz para isso”, explicou o Bispo Renato. “Na perturbação do problema você vai tentar dar um jeito. Não consegue resolver e arruma outro problema. Isso porque o seu interior está carregado de ansiedade. Você tem preocupações tremendas, você não consegue dormir bem. Então, seu raciocínio fica bloqueado por causa dessa situação emocional e espiritual”.

Assim, primeiramente, é preciso manter o equilíbrio, para somente depois agir.

Como tomar boas decisões?

Assim como para tomar boas decisões é necessário ser prudente, para ser prudente é necessário alcançar o equilíbrio. Por isso, o Bispo Renato reforça a orientação:

“Priorize a paz. Você tem buscado a paz?”

De acordo com ele, uma pessoa em paz tem o espírito pronto para raciocinar antes de agir. E a Bíblia já indicou Quem é capaz de trazer paz ao homem:

“Um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” Isaías 9:6

Você pode conhecer melhor o Príncipe da Paz participando da Escola da Fé.

“A Escola da Fé faz com que você tenha paz. E na paz você tem clareza para tomar boas decisões”, explica o Bispo Renato. “Aí você vai resolvendo os problemas. Não é mágica. Você vai resolvendo os problemas pouco a pouco”.

Participe, nesta quarta-feira, da Escola da Fé. E obtenha a paz necessária para tomar boas decisões.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Imagem: iStock