A batalha que acontece na mente de todas

Saiba como vencer os maus pensamentos e se tornar uma mulher espiritualmente mais forte


Por Flavia Francellino / Foto: Tierney / Fotolia / Cedidas

Eva passeava todos os dias pelo belo Jardim do Éden e contemplava todas as árvores que queria. A do Conhecimento do Bem e o Mal – aquela que Deus havia dito para não comer do fruto – até então não tinha despertado sua curiosidade, mas tudo mudou depois de uma conversa com a serpente. O resto da história é conhecida: “E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” (Gênesis 3.6).

O que poucas mulheres entendem é que aquela voz que falou com Eva há milênios também fala conosco por meio da curiosidade, dos questionamentos e de pensamentos ruins. Estes, quando aceitos, geram sentimentos igualmente ruins, como a dúvida e a culpa.

Nesse momento surge a diferença entre ter o Seu Espírito e não ter. Porque, ainda que esses pensamentos ocorram, Ele nos dá discernimento para sabermos diferenciar com que voz “estamos conversando”.

Surgem do nada?

O diabo nos rodeia incansavelmente tentando nos afastar do Altíssimo, como podemos ver em 1 Pedro 5.8: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”.

Segundo a escritora Nanda Bezerra, esse rugido ecoa do inferno com ideias ruins para bombardear nossa mente. Ela pontua que, por vezes, “parece que tais pensamentos vão nos sufocar” e o mal faz a pessoa acreditar que eles partiram dela – e não dele – para que uma confusão espiritual se instale.

Como vencê-los

Mas esses pensamentos podem ser ignorados por meio da fé racional, que nos capacita a vigiar, resistir e duvidar das próprias dúvidas. Isso é algo que cabe a cada uma de nós. “Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.” (Gênesis 4.7).

Por isso, é importante sermos sóbrias, já que, dessa forma, conseguiremos estar alertas às situações que acontecem ao nosso redor e aptas para fazermos a leitura do que acontece no mundo espiritual. Quando o diabo insinuar que você é fraca por ter permitido qualquer tipo de pensamento, rebata. Lembre a ele quem é o fraco da história.

Em que pensar

A Bíblia norteia aquilo que merece nosso pensamento e é nessas orientações que podemos nos refugiar: “…Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4.8).

A cabeleireira Natália Cruz da Silva, de 24 anos, procura fazer isso. A jovem conta como aprendeu a confrontar os pensamentos ruins: “procuro não alimentá-los. A mente é poderosa e devemos saber conduzi-
la da melhor maneira possível através do Espírito Santo”.

Natália recorda que dEle vem a força para se manter de pé. “Passei por uma situação em que me vi bombardeada por pensamentos ruins em relação a mim mesma e comecei a olhar para os problemas. Mas achei forças no Espírito Santo. Pude combater os pensamentos que me sobrecarregavam e também mudei o que me fazia mal, que eram minhas atitudes”, finaliza.

ler mais
Notícias relacionadas
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A batalha que acontece na mente de todas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games