O que a fábula do passarinho tem a ver com você

A forma como você se comporta diante das conquistas e adversidades é o que vai determinar o seu sucesso ou o seu fracasso. Entenda

Imagem de capa - O que a fábula do passarinho tem a ver com você

Diz a fábula que um passarinho voava para o sul, a fim de se preparar para o inverno. No caminho, ele encontrou uma forte nevasca. No entanto, o frio era tão intenso que o passarinho quase congelou e caiu no chão. Enquanto ele estava ali deitado, sem conseguir se mexer e quase morrendo, uma vaca que passava pelo local defecou em cima dele.
Como resultado, o calor das fezes o manteve aquecido e isolado do frio. O passarinho começou a perceber o quão quente estava e, por isso, começou a cantar de felicidade. Cantou tão alto que chamou atenção de um gato que passava pelas proximidades.
Assim, ouvindo o canto, aquele gato seguiu o som até encontrar o passarinho. Ao localizá-lo, imediatamente tratou de retirá-lo do local e começou a limpar toda a sujeira dele. Em seguida, pegou aquela ave limpinha, colocou na boca e comeu!

O que podemos aprender com essa história?

– Muitas vezes Deus permite que algo aparentemente ruim aconteça para nos abençoar com algo muito maior e melhor
A Bíblia nos dá vários exemplos disso. É o caso de José, que foi vendido como escravo pelos irmãos. Aparentemente, os irmãos dele estavam fazendo um mal a ele. Todavia, não fosse isso, José não teria se tornado o Governador do Egito e não teria salvado esses mesmos irmãos e os pais da fome que assolava a terra de Canaã. (Gênesis 37 a 45)
Ou seja, tudo aquilo fazia parte do propósito de Deus na vida de José e do seu povo.
Jacó também. Ele se sentiu enganado e traído quando Labão lhe entregou Lia no lugar de Raquel, a quem amava. Ele não sabia, mas Lia era a mulher escolhida por Deus para gerar a sua descendência, da qual nasceria o nosso Salvador, o Senhor Jesus. (Gênesis 29)

– Nem sempre aquele que lhe tira do sufoco é o seu amigo

A passagem em que Pedro repreende Jesus ilustra bem isso.
Quando Jesus estava alertando os discípulos de que era necessário que Ele fosse a Jerusalém e que lá seria morto e ressuscitaria ao terceiro dia, Pedro logo contestou, dizendo que de modo algum aquilo poderia acontecer.
Contudo, aquela era a voz do diabo querendo impedir que o plano de Deus para a Salvação da humanidade se cumprisse. Portanto, não se iluda com favores e palavras que massageiam o ego. Nem sempre elas são bem-intencionadas.

– Não saia por aí alardeando e cantando suas vitórias e conquistas

Não seja ingênuo. Infelizmente são poucos que, de fato, ficam felizes com o sucesso alheio. Quando você faz isso, chama atenção de pessoas invejosas e mesquinhas, que só desejam o mal do próximo e torcem pelo seu fracasso. Seja prudente, desfrute da sua felicidade com discrição.
Siga o conselho de Salomão:
“O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói” – Provérbios 13.3

Transforme a sua vida: faça diferente

Na vida, muitas vezes agimos feito esse passarinho. Mas, se você deseja transformar a sua história, seja sábio e faça diferente. Aprenda a se posicionar em toda e qualquer situação. Seja nas adversidades ou nas conquistas.
Se está passando por um deserto, aproveite o momento para estreitar o seu relacionamento com Deus. É dEle que virá o seu socorro.
Se está desfrutando das bênçãos sem medidas que Ele prometeu, não tem necessidade de ficar falando aos quatro ventos. A não ser, é claro, se for para contar o seu testemunho de transformação para glorificar a Deus.
Fora isso, mantenha a boca fechada. A sua vida falará por você.
Se você está em busca de sucesso financeiro, na vida amorosa, precisa se fortalecer espiritualmente ou deseja uma mudança em qualquer outro âmbito, encontre aqui o endereço de uma Universal mais próxima de você, participe das reuniões que acontecem diariamente e saiba como isso é possível.

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli e Jeane Vidal / Foto: Istock