63,2% dos idosos declaram ter hipertensão

Problema aumenta na terceira idade e pode levar a acidente vascular cerebral (AVC). Entenda

Imagem de capa - 63,2% dos idosos declaram ter hipertensão

De acordo com pesquisa do Ministério da Saúde, 24,4% dos adultos brasileiros declararam enfrentar a hipertensão. Nas pessoas com mais de 65 anos, a incidência é ainda maior: 63,2% dos idosos dizem sofrer com a doença. No planeta, o número também é alto: 1,5 bilhão de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Especialistas da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) explicam que o problema é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares. Ela também aumenta o risco de perda do funcionamento dos rins, alteração da visão, incidência de infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC).
A doença geralmente é silenciosa: os sintomas só costumam aparecer em um estágio bem avançado. Mas com mudanças de hábitos e cultivando um estilo de vida saudável é possível prevenir ou retardar seu aparecimento.

Veja alguns fatores de risco da hipertensão arterial no idoso:

Idade superior a 65 anos
Hipertensão na família
Excesso de peso ou obesidade
Diabetes ou colesterol e triglicérides elevados
Consumo de bebidas alcoólicas e ser fumante
Descontrole emocional
Sedentarismo
Por isso, é muito importante fazer consultas anuais de rotina com o clínico geral, cardiologista ou geriatra, para que qualquer alteração seja detectada o mais cedo possível.

Mutirão descobre idosos com hipertensão e salva vidas

A fim de alertar os idosos sobre este mal, o projeto social Calebe ofereceu, gratuitamente, cerca de 200 mil atendimentos médicos neste final de ano. Os eventos aconteceram em todas as capitais brasileiras e em mais 40 países. Cada idoso passou por um exame ambulatorial e, logo após ter a pressão aferida, era encaminhado para um especialista.
“Descobri que estava com a pressão muito alta. Levei um susto! Mas, graças a Deus, fui atendida por um enfermeiro muito atencioso e comecei o meu tratamento no mesmo dia”, relatou Maria José Oliveira, de 59 anos.

Saiba mais sobre o Calebe

O programa social Calebe foi criado no Texas, nos Estados Unidos, em 2009, e, em setembro de 2012, chegou ao Brasil. Atualmente, está em cerca de 70 países.
O objetivo do grupo é proporcionar mais qualidade de vida à terceira idade, por intermédio de interação social, cursos, passeios e atividades físicas. O projeto visita asilos, hospitais e residências. Seus membros desenvolvem ações de entretenimento, saúde, beleza, orientações sociais, jurídicas e apoio psicológico.
São realizadas também palestras, atividades físicas e cursos, de forma regular e gratuita. Em 2017, aproximadamente 20 mil voluntários atenderam cerca de 3 milhões de pessoas no Brasil e exterior.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: iStock - Cedida