“Não me sinto pronta para casar”

Imagem de capa - “Não me sinto pronta para casar”

No A Escola do Amor Responde desta semana, o professor e palestrante Renato Cardoso orienta a aluna Debora. Ela pede ajuda porque não sabe como reagir depois de ser pedida em casamento pelo namorado. Ela alega que gosta muito dele, mas não se sente preparada para dar esse passo. Acompanhe a resposta que ele deu à aluna.
Debora – Namoro uma pessoa há sete anos. Tenho 23 e ele vai fazer 24 anos. Não trabalho, mas terminei a faculdade recentemente. Ele já trabalha por conta própria, mora sozinho e quer se casar comigo. Ele diz que sua decisão está baseada no tempo e no sentimento que temos um pelo outro. Eu gosto muito dele, mas não me sinto preparada para o casamento. Eu gosto da vida que tenho e de morar com os meus pais. Não penso em sair da casa deles tão cedo porque para mim é muito cômodo viver assim. Ele me disse que se eu não me casar com ele, vai procurar outra pessoa que tenha os mesmos ideais dele.
Renato – Você é a definição do egoísmo, Debora. Você não quer casar, mas já imaginou quantas mulheres gostariam de estar no seu lugar? Tantas gostariam que o namorado lhes pedisse em casamento. E aí está você: acomodada em sete anos de namoro. O sujeito quer se casar e você diz que não está preparada. Em primeiro lugar, preparação não é uma questão de sentimento. Você acha que o casamento é um monstro ou um bicho que você tem de enfrentar?
Tem tanta coisa errada na sua pergunta que a minha maior esperança é que o seu namorado esteja lendo o jornal agora. De verdade, Debora: é ele quem tem que “dar no pé”, sair desse relacionamento o quanto antes. Ele já perdeu 14 anos da vida dele – sete anos vezes dois – porque você o enrolou e nem era para o namoro de vocês ter durado todo esse tempo.
No livro Namoro Blindado orientamos as pessoas que para tomar a decisão de se casar ou terminar uma relação não é preciso mais do que 18 a 24 meses, no máximo. Se você não conseguiu decidir se quer se casar com ele ou terminar o namoro depois de todo esse tempo, já está fazendo tudo errado. Você não tem nem ideia do que é o namoro. Então, o meu conselho é para o seu namorado, Debora. Eu gostaria muito que ele estivesse lendo isso agora: “amigo, pule fora, porque você está com uma pessoa egoísta, imatura, que não sabe o que quer e é despreparada. Então, você está perdendo o seu tempo”.
E você, Debora, se aceitar se casar para não perdê-lo, vai fazê-lo infeliz, pois não é o que você quer. A única coisa que você vai fazer é ficar reclamando, dizendo que se casou cedo, que não queria ficar presa assim tão jovem e que queria curtir isso e aquilo. Pelo amor de Deus, Debora, fique solteira os anos que você achar que deve ficar, sem compromisso, mas,por favor, não engane mais ninguém. Não enrole a outra pessoa, não a faça perder tempo, levando-a a pensar que você está interessada em um compromisso sério, pois não está.
E sabe o que vai acontecer lá na frente? Você vai ver o seu namorado casado com outra mulher e vai ficar se lamentando. Não falo isso para incentivá-la a se casar, mas para que você se decida quanto ao que realmente deseja para a sua vida amorosa. O que você precisa é mudar os seus conceitos sobre o casamento. Dessa forma, você estará de fato preparada para ser esposa e fazer o seu parceiro feliz.

imagem do author
Colaborador

Camila Dantas / Foto: Fotolia