Você cuida da sua postura física no seu local de trabalho?

Veja ações simples para prevenir problemas durante a sua atividade profissional


Por Eduardo Prestes / Foto: Fotolia / Arte: Edi Edson

Os seres humanos passam grande parte da vida trabalhando: alguns em pé, outros sentados, muitos fazendo esforço físico e outros em frente ao computador. Em todas essas situações, a maioria executa ações que podem ser prejudiciais. Em 2017, cerca de 22 mil trabalhadores foram afastados do trabalho por mais de 15 dias por causa de doenças relacionadas a lesões por esforço repetitivo (LER) e distúrbios osteomusculares (LER/Dort), segundo dados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Sentar torto
Para o educador físico William de Almeida, com experiência na área de ginástica laboral, um dos principais problemas é sentar de forma errada. “Sentar-se torto e não observar a curvatura natural que tem que ser preservada é recorrente. Muitos também não prestam atenção à altura irregular da mesa e da cadeira nem ao apoio adequado dos pés quando estão nas estações de trabalho. Outro aspecto é a disposição errada das máquinas com uma distância inadequada, o que não permite ao usuário apoiar os braços. A falta de espaço para as pernas também é prejudicial”, avalia.

“Como consequência, as pessoas acabam tendo lesões como tendinite, bursite, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico e do pronador redondo e mialgias causadas por mecanismos de agressão, que vão desde esforços repetidos continuadamente ou que exigem muita força na execução até vibração, postura inadequada e estresse. Elas podem afetar músculos, nervos e tendões dos membros superiores principalmente e sobrecarregar o sistema musculoesquelético”, analisa.

Ele diz que há como se prevenir: “observe se o seu computador está posicionado de forma que não precise se curvar ou torcer o tronco para pegar ou usar a ferramenta com frequência. Qualquer que seja o seu trabalho, faça pausas, pois elas ajudam a aliviar os músculos exigidos constantemente. Levante-se e caminhe um pouco. Um espaço adequado para ginástica laboral, para alongamentos e exercícios, também colabora para a redução dos problemas. Dessa forma, o corpo estará mais bem preparado para as atividades rotineiras.”

ler mais
Notícias relacionadas
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Você cuida da sua postura física no seu local de trabalho?

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games