Qual seria a sua reação se o Senhor Jesus lhe comparasse a um cachorrinho?

Entenda como sua reação determina a sua bênção

Por Núbia Onara / Foto: iStock

Imagine uma mulher com uma filha “miseravelmente endemoninhada”, como a própria Bíblia descreve (Leia em Mateus 15.21-28). Ela sabia da fama do Senhor Jesus que corria por todos os povoados e de como Ele libertava e curava as pessoas, não importava o problema que elas traziam.

Então, ela se agarrou à chance de ver a filha liberta e não poupou esforços para chegar até o Mestre. Porém, o Mestre não a respondeu. Contudo, ela não se intimidou com a “indiferença” dEle.

Reveja no vídeo abaixo essa cena que foi ao ar na novela Jesus, exibida de segunda a sexta-feira, a partir das 20h45, pela Record TV.

Perseverança e humildade

“Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos.” Mateus 15.26

Em nenhum momento Jesus estava desprezando essa mulher e não foi à toa que Ele decidiu passar por aquele povoado. Ele conhecia a fé que ela tinha e usou aquela situação e as reações dela para deixar um grande ensinamento.

Na Bíblia Sagrada com as anotações de fé do Bispo Edir Macedo ele esclarece  que, embora a forma que o Senhor Jesus falou tenha sido aparentemente rude, era comum entre os judeus esse tipo de comparação. “Naquele tempo, estrangeiros, como aquela mulher cananeia, eram chamados de gentios. O Senhor Jesus demonstra que o primeiro propósito da Sua vinda era alcançar os filhos de Israel. Desse modo, para explicar o plano da Salvação, o Messias usou a figura de uma mesa de refeição. Os judeus caracterizavam os filhos sentados à mesa, e os gentios representavam os “cachorrinhos” que aguardavam para usufruir da sobra do banquete. Contudo, ao falar assim, Ele tinha como objetivo principal testar a fé daquela mãe antes de atender ao seu pedido”, explicou o Bispo.

Foi a reação humilde da mulher Cananeia que qualificou a fé dela aos olhos do Senhor Jesus.

E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.” Mateus 15.27

Em outras palavras: se até os cachorrinhos têm direito a algo, eu também tenho. E neste exato momento ela alcançou o milagre que tanto queria.

A reação certa

Quantos de nós faríamos isso? Provavelmente, teríamos desistido assim que pedíssemos ajuda e não fossemos respondidos. Diante dessa atitude do Senhor Jesus, muita gente iria ficar “magoadinha” por aí ou diriam um “está bem então” e sairiam cabisbaixo, chorando. Mas foi justamente por não reagir assim que essa mulher surpreendeu o Senhor Jesus.

“Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.”

O Bispo Macedo ressalta que o exemplo dessa mulher revela que quando uma pessoa está imbuída da fé racional não reage movida pelas emoções. “Em vez de se sentir humilhada ou afrontada com a exposição da sua condição, ela mostrou que compreendia a missão do Filho de Deus e ainda usou as próprias palavras dEle para requerer a “migalha” que desejava. Assim, por sua fé perseverante e arrojada, alcançou a libertação da filha”.

Nossas reações fazem com que as coisas sejam feitas conforme nós desejamos. Se você não está alcançado o que tanto espera, está na hora de checar a maneira como está reagindo. Suas atitudes têm poder, mas sua força está em suas reações, já que ações podem ser planejadas, reações não.

Se você consegue reagir com domínio próprio, humildade, coragem e sabedoria, nada poderá desequilibrar o seu dia a dia. E assim como a mulher teve uma reação de humildade e foi atendida pelo Senhor Jesus, você também será.

Acompanhe diariamente aqui no portal Universal.org mais informações sobre os capítulos da novela Jesus, além da história dos personagens e lições de fé que podemos extrair deles.

ler mais
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Qual seria a sua reação se o Senhor Jesus lhe comparasse a um cachorrinho?

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games