Dia Internacional do Voluntário: 300 mil pessoas engajadas em amparar vidas

Há mais de 40 anos voluntários desenvolvem ações de solidariedade no mundo

Imagem de capa - Dia Internacional do Voluntário: 300 mil pessoas engajadas em amparar vidas

No dia 5 de dezembro é celebrado o Dia Internacional do Voluntário. Na Igreja Universal do Reino de Deus, 313.205 mil pessoas dedicam parte do tempo em auxílio a quem precisa como pessoas abaixo da linha da pobreza, idosos abandonados, doentes em hospitais, jovens sem perspectiva de vida, dependentes de drogas, presos e mulheres exploradas sexualmente, no Brasil e mais 98 nações. Ao todo, a Igreja mantém 14 programas sociais.

A data comemorativa foi instituída pela Organizações das Nações Unidas (ONU) em 1985, com a finalidade de incentivar ações de solidariedade em todas as esferas da sociedade, ao redor do mundo.

“O voluntariado é uma forma poderosa de envolver pessoas em ações de desenvolvimento, pois cada um pode contribuir com insumos valiosos como o próprio tempo, conhecimento e experiência”, declarou o coordenador-residente das Nações Unidas no Brasil, Niky Fabiancic, no Portal da ONU no Brasil.

A Universal colabora e incentiva ações de solidariedade desde sua fundação, em 1977. Os primeiros grupos criados foram a Universal nos Presídios – que ampara presos e seus familiares – e a Força Jovem Universal – programa que presta ajuda aos jovens sem perspectiva de vida.

A amazonense Camila de Souza Paixão é uma dessas pessoas engajadas em transformar a comunidade onde vive. No grupo Calebe de Manaus, ela ajuda pessoas de 60 anos ou mais a se conectarem às redes sociais. Uma vez por semana ela esclarece dúvidas sobre o uso do smartphone.

“Ensinamos os idosos a fazer ligação no celular e responder mensagens no WhatsApp. Minha maior satisfação é vê-los conectados às mídias sociais, comunicando-se com seus parentes e reencontrando amigos de épocas atrás”, disse Camila.

Muitos dos beneficiados dos programas sociais também se tornaram voluntários. É o caso da Fabiana (nome fictício), de 20 anos. No início da adolescência, ela passou a usar drogas como cocaína e, para sustentar o vício, passou a traficar junto com mais três amigas e a se prostituir.

“Comecei a usar drogas aos 12 anos e como eu não trabalhava e não tinha como manter o meu vício, passei a me prostituir. Fui apreendida três vezes por tráfico e formação de quadrilha”, disse a voluntária.

“Há quase dois anos visito unidades socioeducativas de São Paulo com objetivo de levar às adolescentes uma nova perspectiva de vida. Participo também da realização de almoços que são oferecidos às famílias dos jovens apreendidos” concluiu.

Alguns dos programas sociais que a Universal mantém:

Universal nos Presídios (UNP) –  auxilia na ressocialização de presos.

Universal Socioeducativo (USE) – faz trabalho de reeducação de adolescentes apreendidos pela prática de crimes.

Universal nas Forças Policiais – presta assistência às policias Federal, Rodoviária Federal, Militar, Civil, Corpo de Bombeiro, agentes penitenciários e Guarda Municipal.

Força Jovem Universal (FJU) – apoio aos jovens sem perspectiva de vida.

Anjos da Madrugada – auxílio a população de rua.

A Gente da Comunidade – apoio às comunidades carentes.

EVG Night – oferece assistência a garotas de programa e travestis.

Grupo da Saúde – ampara doentes internados nos hospitais.

Calebe – amparo aos idosos, em especial, aos abandonados pela família.

Vício Tem Cura – grupo de apoio aos dependentes químicos e outros tipos de drogas como remédios, pornografia, jogos e internet.

Raabe – auxílio às mulheres vítimas de violência doméstica e abuso.

Escola de Mães – apoio aos pais na educação dos filhos.

Unisocial – Complementa e amplia os programas sociais já existentes da Universal.

Guardiões da Estrada – oferece assistência social aos caminhoneiros.

imagem do author
Colaborador

UNIcom