Entrelinhas: as dores e consequências do abuso sexual


Por Rafaela Dias / Fotos: Demetrio Koch

As dores e consequências do abuso sexual. Esse foi o assunto abordado no programa Entrelinhas, exibido pelo Univer Vídeo, e também pelo Facebook, no último domingo (2), às 20 horas. O bate-papo foi conduzido pelo Bispo Edir Macedo e sua esposa, Ester Bezerra, ao lado do Bispo Renato Cardoso e a esposa, Cristiane Cardoso. Ao longo do programa, os telespectadores conheceram a história de vida de Hamanda Gabriela e sua mãe, Rosa Maria.

Abuso e perda da inocência

Hamanda foi abusada sexualmente aos 7 anos de idade. Um crime cometido por um amigo da família e que era reincidente. A jovem vivia em um lar desestruturado, com pais ausentes. Sua mãe era alcoólatra e desse modo, acabava deixando Hamanda com seus quatro irmãos, sem cuidados e desprotegidos.

O abuso sexual fez com que Hamanda perdesse o brilho da infância e com apenas 7 anos de idade via malícia em tudo. “Não conseguia mais brincar de boneca ou com as amiguinhas”, lembrou a jovem.

Medo e silêncio

A agressão, entretanto, ficou guardada em segredo por muitos anos, pois a jovem tinha medo da mãe não acreditar em sua palavra. À medida que o tempo foi passando, Hamanda, que já havia desenvolvido ódio pelos homens, começou a se envolver com mulheres, drogas e bebidas.

“Eu encontrei uma garota, com quem me relacionei e foi o meu fundo de poço. Chegamos a morar em uma biqueira; fumava maconha todos os dias. Enfrentei todo mundo por causa desse relacionamento. Um dia, durante uma relação sexual, ela disse que queria tomar o meu sangue. Nos cortamos, bebemos o sangue uma da outra e fizemos um pacto”, recordou Hamanda.

O relacionamento, no entanto, não durou muito tempo. Após o término, Hamanda decidiu mudar sua aparência, a fim de se parecer com um rapaz. Começou a tomar hormônios masculinos e deixar sua doçura e feminilidade ainda mais de lado.

“Me tornei uma pessoa agressiva. Ficava ‘matutando’ como matar minha mãe”, contou a jovem.

Uma fé ousada

Sua mãe, contudo, um dia foi convidada para conhecer a fé na Universal. Ali ela viu uma oportunidade de, primeiramente, mudar a si mesma e, então, consequentemente, lutar por sua filha. “Eu a via como uma mulher de Deus”, recorda Maria, mãe de Hamanda.

A mudança de vida

Os hormônios que a jovem ingeria a fizeram desenvolver arritmia cardíaca. Em uma das aplicações, inesperadamente, um erro foi cometido e o conteúdo da seringa foi aplicado em sua veia. A jovem quase foi a óbito. Situação, também, que a fez aceitar o convite da mãe para conhecer a Universal.

“A primeira vez que entrei em uma igreja, me sentei no segundo banco e fiquei olhando para o Altar. Vi o pastor buscando o Espírito Santo e decidi ir diante desse Altar. Ali falei com Deus tudo o que estava engasgado. Naquele mesmo dia, deletei o meu Facebook, tirei o alargador que tinha e joguei fora as minhas roupas. Eu dei um giro de 180 graus na minha vida. Coloquei tudo no Altar e em menos de um mês eu fui batizada com o Espírito Santo”, celebrou Hamanda.

De dentro para fora

Cristiane Cardoso fez questão de enfatizar que a aparência das pessoas tem a ver, sobretudo, com o interior delas. “Quando elas recebem o Espírito Santo, Ele mostra o seu valor e elas se aceitam e se tornam bonitas”, destacou.

Para o Bispo Macedo, Deus não escolhe pessoas aleatoriamente para mudar a vida. Antes de tudo, Ele precisa que a pessoa tenha fé. “Não é uma pescaria para salvar. Você que está gemendo e não aguenta mais tanto sofrimento, se você esboçar um mínimo de fé, não precisa merecer: Ele te transforma como da água para o vinho”, pontuou o Bispo.

Uma oportunidade disponível para você também

Além disso, o Bispo Macedo ainda destacou que a Fogueira Santa no Monte Carmelo é uma oportunidade para quem deseja receber o que Hamanda recebeu.

“Estamos promovendo a campanha no Monte Carmelo. Antes do profeta Elias orar a Deus, ele teve que restaurar o Altar. A Hamanda restaurou o Altar, que é a vida dela, e o fogo desceu. É o que tem que acontecer com você. O convocamos para sacrificar; o sacrifício, contudo, é toda a vida. Se você quer uma vida nova, tem que abrir mão da velha. É vida por vida”, disse o Bispo, que concluiu a programação com uma oração especial.

ler mais
Notícias relacionadas
Reportar erro

comentários

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Entrelinhas: as dores e consequências do abuso sexual

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Fake news

Você sabe de alguma notícia falsa que tem circulado na internet sobre a igreja Universal? Relate aqui o caso que iremos trazer toda a verdade no site Mitos e Verdades

Formulário de Denúncia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente


Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques, Rafaela Dias



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone:(11) 2392-3372

Endereço Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000

Free WordPress Themes, Free Android Games