Do sedentarismo à ação

É preciso investir em sua saúde e praticar uma atividade física

Imagem de capa - Do sedentarismo à ação

Começar uma atividade física não é tarefa fácil, especialmente para aquelas mulheres que, pelo fato de abraçarem a dupla ou a tripla jornada, acabam colocando a saúde em segundo plano. Para o personal trainer Vitor Nunes, a maioria das mulheres, em vez de investir no seu próprio bem-estar, prefere se dedicar a atividades relacionadas ao trabalho, ao marido, aos filhos ou aos amigos.
A atividade física é essencial para enfrentar com disposição as demandas do dia a dia. E entre os benefícios para o público feminino destacam-se a melhoria na qualidade do sono e das condições respiratórias, a redução do estresse, o aumento da produção de endorfina e serotonina e a regulação do sistema hormonal.
Você pode se perguntar: existe um tempo ideal para dedicar ao esporte? Nunes esclarece que é importante respeitar a individualidade biológica de cada organismo, suas necessidades e como o corpo reage a cada atividade física. “A intensidade não depende do tempo. Correr 15 minutos em máxima velocidade pode ser mais efetivo do que jogar vôlei por 15 minutos”, explica.
Também vale lembrar que pessoas sedentárias precisam melhorar sua condição física antes de optar por algum tipo de treino de alta intensidade.
Como começar
Se você é sedentária, o primeiro passo é procurar um médico, fazer uma avaliação e verificar se existe alguma restrição. Depois de obter essas informações, procure um profissional de educação física. Ele vai avaliar suas condições e objetivos e prescrever um treino.
Escolha um esporte que lhe traga prazer. “Se você ainda não sabe do que gosta, usufrua das aulas experimentais oferecidas nas escolas e academias”, recomenda Nunes.
Os esportes mais procurados pelas brasileiras são dança e ginástica coreográfica, técnicas de artes marciais e defesa pessoal (muay thai e jiu-jítsu) e corrida de rua. Caminhada também é uma das opções preferidas. Para quem não tem nenhum tipo de restrição, o recomendável é caminhar no mínimo 50 minutos por semana.
Esqueça a preguiça
Se você não está acostumada a fazer atividades físicas, o personal trainer Vitor Nunes faz as seguintes recomendações:

  • Não se coloque em segundo plano. Priorize a atividade física como um benefício para a sua saúde
  • Tenha força de vontade. Os resultados dependerão de sua dedicação
  • Não espere que seu médico recomende a prática de alguma atividade. Aprenda a gostar de exercícios físicos
  • Estabeleça metas de curto prazo para se motivar
  • Busque se relacionar com pessoas que também tenham o hábito de praticar esportes
  • Não espere o dia certo para começar. Ignore a ideia de começar em alguma segunda-feira. Levante-se e mexa-se

Cuidados
Nunes indica tomar algumas precauções antes de começar a praticar exercícios:

  • Procure profissionais qualificados para lhe auxiliar neste processo
  • Aqueça antes do treino e alongue no começo e no fim das atividades
  • Cuide da alimentação e do sono. Assim, você evitará quedas de pressão e hipoglicemia durante a realização do esporte
  • Aplicativos de celular e vídeos com treinos podem ser interessantes, mas cada pessoa tem perfil e necessidades diferentes. Se preferir treinar sozinha, procure uma consultoria que lhe prescreva um treino, a acompanhe pelo menos nas duas primeiras sessões e corrija seus erros
imagem do author
Colaborador

Katherine Rivas / Foto: Fotolia